fbpx

Mateus Solano conta que já deu um beijo gay

A Televisão
3 min leitura

Felix MateusDepois do Mundinho Falcão de Gabriela, Mateus Solano volta à ficção em Amor à Vida, novela que chegou à SIC no início deste mês. Na nova novela, o ator brasileiro dá vida ao vilão Félix, um homossexual que, no decorrer da história, irá «sair do armário».

Para desempenhar o vilão que está a fazer sucesso no Brasil e além-fronteiras, Mateus Solano conta que, para se inspirar na composição da personagem, teve em atenção o que «está em qualquer lugar, até ao nosso lado», disse à revista Maria. Isto porque «qualquer um de nós já fingiu e brincou ser gay. E há muitos Félix por aí, não só no Brasil como em todo o mundo. Na Internet, é onde se consegue ver mais o Félix que há em cada um. Na verdade, todos temos um dentro de nós, no que diz respeito à crueldade dele, mas evitamos demonstrar para não perder namorado, amigo e emprego, não é? Mas ele vai lá e diz aquilo tudo que às vezes nos fica preso na garganta e isso, para o público que assiste, é uma delícia. E é divertido fazer aqueles trejeitos», disse à mesma publicação.

No Brasil, foi feito um inquérito acerca da atitude de César (António Fagundes) que rejeita o filho, Félix, após este confessar que é gay: metade do público ficou do lado de um e outra metade ficou do lado de outro. «Realmente, temos um país dividido sobre o mundo gay e a aceitação. Eu tenho a noção disso, apesar de estar num meio onde isso acontece muito menos. Mas tenho a consciência que grande parte do público que acompanha a novela está a ver uma novidade. É um universo apenas mais conhecido nas grandes cidades.», disse Mateus Solano, acrescentando que «preconceito é quebrado pelo humor do Félix, logo, as pessoas ainda não me abordaram de forma negativa. Dizem-me que se fartam de rir, que ele é muito engraçado. O humor serve para cortar o possível ódio do público, mas eu estava preparado para encarar esse ódio como um aplauso».

Na novela, Félix vai manter uma relação com um rapaz que conhece na internet, o Anjinho, e também com outros homens. Contudo, as cenas de beijos foram evitadas: «Sempre houve essa discussão. Acho que nesta novela superamos a questão do beijo, porque existem sentimentos mais fortes, mais tabu, que estão a ser questionados. Mas isso evita‑se, sim. Já cheguei a fazer uma cena com um beijo gay que foi cortada. As televisões vão continuar a evitar esse tipo de cenas a partir do momento em que considerem que isso vai fazer com que as pessoas mudem de canal», concluiu.

Siga-me:
Redactor.