fbpx

Investigadores dizem que Lance Armstrong mentiu na entrevista

A Televisão
3 min leitura

Lance Armstrong Oprah Interveiw Part 2 Investigadores Dizem Que Lance Armstrong Mentiu Na Entrevista

Foi na passada quinta e sexta-feira, dia 17 e 18 de Janeiro, que foi ao ar a entrevista que Lance Armstrong, ex-ciclista, cedeu a Oprah Winfrey no seu programa Oprah Winfrey Network, no canal da cabo TLC, conforme noticiado pelo aTV, e parece que não acabou tão bem para o entrevistado.

Na primeira parte da entrevista, emitida na quinta-feira, o ex-ciclista revelou a Oprah que recorreu ao EPO (eritropoetina) – hormona que aumenta o nível de glóbulos vermelhos no sangue, melhorando a eficiência da troca de oxigénio e aumentando, consequentemente, a resistência do atleta -, à testosterona – que aumenta o desenvolvimento da massa muscular-, à somatotrofina (também conhecida por Hormona do Crescimento) e a ainda à dopagem sanguínea e transfusões de sangue, tudo para aumentar a sua performance. A confissão vem anos após negações e depois de ser despojado dos seus sete títulos do «Tour de France» e da medalha de bronze olímpica.

Armstrong afirmou ainda que a última vez que recorreu a drogas foi em 2005 e negou ter recebido uma transfusão de sangue em 2009 ou em 2010.

Contudo, os investigadores dizem não ser verdade, afirmando que as análises feitas ao sangue, em 2009, mostram evidências de duas transfusões. Segundo a ABC News, o número de glóbulos vermelhos duplicou, repentinamente, enquanto que o número de glóbulos vermelhos mais recentes não duplicaram. Assim, os investigadores citam este facto como prova de que, de facto, ele recebeu uma transfusão de glóbulos vermelhos maturos; avançam ainda que acham que ele mentiu para se salva de uma investigação criminal.

Betsy Andreu, que testemunhou contra Lance Armstrong, acusou ainda o ciclista de mentir quando disse que não encorajou os colegas de equipa da U.S Postal Service cycling team a doparem-se, e mostra-se desapontada. «Devias-me isso, Lance. Pelo que me fizeste e pelo que fizeste à minha família.»

A maior parte das reações da entrevista foram negativas, chegando mesmo a atacar o ex-ciclista em plena rede social.

Também a organização que Lance criou, Livestrong Foundation (uma organização sem fins lucrativos fundada em 1997 para fornecer ajuda a pessoas que sofrem de cancro), mostrou-se desapontada pelas notícias que dão conta que Armstrong enganou tudo e todos durante e após a sua carreira de ciclista.

Siga-me:
Redactor.