fbpx

Não é mera cosmética

A Televisão
3 min leitura

A próxima segunda-feira promete virar mais uma página na história da televisão generalista em Portugal. Depois de na noite anterior, a TVI ter já estreado a segunda edição de Secret Story, eis que para o próximo dia 19 estão reservadas profundas mudanças na RTP1 e também na SIC. Em Carnaxide, a estreia de Rosa Fogo é, sem sobra de dúvidas, a principal aposta desta rentrée, enquanto que na RTP1 será a ver de Pedro Granger tomar posse do horário nobre na condução do regressado Elo Mais Fraco.

Mas é nas mudanças que se prometem na imagem, e também conteúdos, da informação destes dois canais onde foco o especial interesse desta crónica.

SIC e RTP são, sem dúvida alguma, as duas máquinas informativas melhor oleadas dos média nacionais. E as mudanças que se prometem para o próximo dia 19 serão certamente fulcrais para um virar de página em ambos os canais. Na SIC, é certo e sabido que os principais espaços informativos do canal precisam de um claro refresh, gráfico e de conteúdos, para se conseguirem tornar um pouco mais competitivos, principalmente, no que à semana diz respeito. A Edição da Manhã, o Primeiro Jornal e o Jornal da Noite há muito que perdem para a concorrência durante a semana e é bom que a direção de Alcides Vieira consiga inovar, de forma a contornar estes números negros e que acabam por manchar a grelha diária da SIC.

Caras Rtp Info Não É Mera Cosmética

Na RTP a mudança será diferente e, talvez, mais radical. Nuno Santos, recém-chegado à direção de informação do canal, vai desde logo acabar com a marca RTP N para dar lugar à RTP Informação. Para além disso, os grafismos e cenários dos principais blocos noticiosos também irão sofrer uma mudança drástica. Medidas que, neste caso, apenas pretendem consolidar a hegemonia da RTP no que à informação diz respeito e desencadear uma espécie de contágio ao canal cabo que continua a milhas da líder SIC Notícias e nada tem que ver com a informação praticada pela estação pública em sinal aberto.

Mudanças gráficas que prometem ir muito para além da simbologia e que são uma clara resposta à “montanha” que acabou por “parir um rato”, em maio, na TVI de José Alberto Carvalho.

Siga-me:
Redactor.