fbpx

Monsters

Diana Casanova
4 min leitura

Muitos são os filmes que merecem a nossa análise, uns mais recentes do que outros, é fascinante apreciar obras tão diferentes. Deste modo, e porque na semana passada, analisámos o Kung Fu Panda 2, esta semana passamos para a ficção científica, com um filme que estreou no mês de maio, embora seja uma produção do ano passado. Monsters, é uma obra de baixo orçamento, mas que nem por isso deve ser esquecida. A conhecida revista de cinema Empire atribuiu-lhe 5 estrelas. E nós analisamo-lo agora em mais um Cine-Opinião.

Monsters Monsters

Data de estreia: 2011-05-12
Título Original: Monsters
Realizador: Gareth Edwards
Atores: Scoot McNairy, Whitney Able

Produção: Vertigo Films
Distribuidora: Pris Audiovisuais
País: EUA
Ano: 2010
Género: Drama, ficção científica, thriller.
Duração (minutos): 94
IMDb

http://www.youtube.com/watch?v=QmR-l3y_coo

Após a descoberta de vida nos outros planetas, a Terra é invadida por extra-terrestres que fazem alterar os hábitos de todos os habitantes do nosso planeta. Samantha Wynden (Whitney Able) está no México e pretende voltar para os EUA, contando para isso com a ajuda de Andrew Kaulder (Scoot McNairy). Andrew é um repórter fotográfico desconhecido que ainda luta por encontrar a fotografia que o vai tornar famoso. Após receber o pedido (melhor será dizer: ordem) do pai da Sam para a escoltar pela zona infetada até aos EUA, entra nesta jornada que vai mudar a vida de ambos.

As criaturas que assombram a zona interdita e infetada são, aparentemente, terríveis, mas de certa forma, os humanos já lhes conhecem alguns hábitos, havendo, deste modo, a possibilidade de ultrapassarem essa zona que separa o México e os EUA em segurança. Contudo, e como não poderia deixar de ser, nem tudo corre como planeado. A história é cativante pela forma como ambos os atores se vão conhecendo e lutando pela sua sobrevivência numa altura em que a Terra aprende a lidar com estas criaturas. Sobretudo, Monsters vale pela fantástica componente humana que nos mostra uma realidade terrível em que o receio de ser apanhado por estes monstros domina as vivências das pessoas, mas também, a nossa capacidade de adaptação.

O que pode esperar, então, de Monsters? Primeiro que tudo, e porque se trata de uma filme de ficção científica, prepare-se para bastante adrenalina, muito bons efeitos especiais, mas também emoções fortes, pelas relações que se vão estabelecendo ao longo desta jornada. Medo e receio de perda estão sempre presentes. Existem histórias complexas que envolvem os dois protagonistas e que vamos descobrindo ao longo da sua passagem pela zona interdita. É fascinante como existe esta combinação entre ação e a capacidade humana neste filme. Aliás, eu diria que é aí que reside o ponto forte desta obra, pois não é só um filme de monstros, excelentes efeitos especiais e pouco desenvolvimento das pessoas. Pelo contrário, aqui o foco está nas personagens e os monstros e a destruição por eles causada, no fundo, são secundários, sendo apenas uma restrição do ambiente em que vivem ambas as personagens e que lhes permite ficarem a conhecer-se melhor a si mesmos.

O mais incrível é que este é um filme cujo elenco é apenas composto por dois atores profissionais, e o realizador acumula a função de argumentista, edição, entre outras. O orçamento não permitiu mais, mas este é, sem dúvida, um filme a não perder. Entretém e faz-nos refletir, simultaneamente. Nós aconselhamos o seu visionamento.

Redatora e cronista