fbpx

Zon avança com jogo e Benfica com canal

Pedro Vendeira
4 min leitura
Clube e operadora sem acordo. Arranque do Benfica TV no Meo anunciado hoje

A Zon ainda não acordou com o Benfica a distribuição do canal do clube, emitido pelo Meo. Mas comprou os direitos do próximo jogo dos “encarnados”. Estes, por seu lado, prometem anunciar esta terça-feira o começo das emissões.

O clube da Luz escolheu a antevéspera do jogo com o Olympiakos para revelar a data do arranque das emissões do canal Benfica TV no Meo. A partida com a equipa grega – da fase de grupos da Taça UEFA – vai ser emitida pela concorrente Zon; numa iniciativa inédita já que pela primeira vez é uma operadora, e não um canal, a exibir o desafio.

Apesar de se sublinhar, da parte da operadora, que a empresa está “numa fase diferente” e que se aproveita a oportunidade de os jogos, nesta etapa, serem negociados individualmente, “para proporcionar aos clientes esta experiência”, há duas leituras que podem ser feitas.

Por um lado, a falta de acordo com os responsáveis pelo clube para a inclusão do canal na oferta da Zon, terá levado a operadora – que conta com 1,5 milhões de assinantes – a mostrar que também pode emitir alguns jogos. Recorde-se que, para já, o Benfica TV apenas pode exibir partidas que não façam parte dos blocos já negociados com os canais generalistas ou por assinatura.

Por outro, a Zon anunciou publicamente a intenção de concorrer ao quinto canal generalista e esta experiência também dará um sinal da apetência dos espectadores para novos conteúdos.

Da parte do Benfica, as emissões experimentais do canal arrancaram em Setembro, com a transmissão do jogo frente ao Nápoles, tendo estado previsto para Novembro o início das emissões definitivas. Estas são exclusivas do operador Meo – que ultrapassou a fasquia dos 200 mil assinantes -, mas só até final do ano, uma vez que o Benfica TV fará parte das ofertas do Clix Smart TV e da AR Telecom a partir de Janeiro.

Quanto às negociações com a Zon, fonte do clube remeteu para hoje um ponto da situação, uma vez que no início do mês, o Benfica, em comunicado, deu por canceladas as negociações, argumentando que as “novas propostas não preencheram as condições consideradas essenciais”, e que a empresa “não teve a postura desejável para que um entendimento fosse alcançado”. Da parte da Zon, há disponibilidade “para conversações, se o canal assim o entender”.

Para o jogo desta quinta-feira, a Zon contratou uma equipa de produção grega para assegurar a transmissão do jogo com o Olympiakos, mas conta a análise de profissionais lusos. A comentar estará o ex-defesa benfiquista Hélder Cristovão (ex-defesa Benfica). A relatar os jornalistas João Ricardo e David Carvalho da TSF, e João Fonseca da Renascença. “Não haverá estúdio em Portugal”, assegurou fonte da operadora, acrescentando que o que se verá é o que será produzido na Grécia e emitido por satélite.

Para os clientes com equipamento digital (“box”) o jogo é transmitido na posição 29. Os que ainda têm sistema analógico a frequência muda consoante a área de residência.

A Zon também terá um ecrã a emitir o jogo na tenda que se encontra junto à árvore de Natal colocada no Parque Eduardo VII em Lisboa.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com