fbpx

Odisseia estreia série documental “A Nano Revolução”

Pedro Vendeira
3 min leitura

Odisseia

Nos dias de hoje, a nanotecnologia já tem impacto em produtos muito diversos, como novos alimentos, aparelhos médicos, revestimentos químicos, sistemas de segurança, tecnologia ou cosmética. A partir de 12 de janeiro, o Odisseia estreia “A Nano Revolução”, uma série de três episódios sobre os meandros desta área fascinante e em constante evolução, para ver aos sábados do mês, às 21h00.

Os investigadores estão convencidos que a nanotecnologia poderá ser a próxima protagonista da revolução científica, capaz de proporcionar soluções inovadoras para os problemas que ameaçam o nosso planeta, uma maior segurança, uma vida mais saudável, computadores mais rápidos e um planeta mais limpo.

Este fenómeno global do século XXI é também resultado de intensa investigação e das descobertas até agora realizadas por todo o mundo. O reflexo da importância desta ciência está também no aumento do investimento de todos os países desenvolvidos e emergentes na promoção da nanotecnologia e da nanociência com o objetivo de se posicionarem na liderança nesta área.

O Odisseia apresenta uma interessante série documental de divulgação científica, em que conheceremos a fundo este mundo em miniatura e especularemos sobre as complexidades filosóficas, políticas e éticas que podem surgir com esta nano revolução.

“Mais do que Humano”, “Irá a nanotecnologia salvar o planeta?” e “Cidade Tecnológica” são os três episódios que nos ajudarão a perceber as repercussões desta nova ciência na vida das pessoas.

 

O que é a Nanotecnologia?

A nanotecnologia, muitas vezes chamada de Nanotech, foi apresentada pela primeira em 1959 pelo conceituado físico e Nobel norte-americano Richard Feynman. Tudo começou quando os novos microscópios se abriram para uma dimensão que até à data se desconhecia.

No entanto, só a partir dos anos 80 é que a visão de Feynman começou a ganhar mais peso contando com apoios económicos e investimento científico, ajudando finalmente a que esta nova tecnologia de investigação de átomos individuais e moléculas se tornasse uma realidade.

Neste pequeno grande universo, os cientistas analisam o que acontece a uma escala oitenta vezes mais pequena do que um cabelo. No laboratório global convergem cientistas de todas as áreas para trabalhar as partículas mais pequenas da natureza. O mercado mundial da nanoelectrónica vale centenas de milhões de euros e esta indústria é a força condutora subjacente ao desenvolvimento atual da nanotecnologia.

A Nano Revolução

  1. Mais do que Humano – Sábado 12, 21h00
  2. Irá a Nanotecnologia Salvar o Planeta? – Sábado 19, 21h00
  3. Cidade Tecnológica – Sábado 26, 21h00
Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com