Cabo

Odisseia estreia especial ‹‹Poder Nuclear››

poder-nuclear-odisseia-IranNuclear40AnosDeDisputas

No dia 11 de março, dois anos após o acidente nuclear de Fukushima, o canal Odisseia estreia o especial ‹‹Poder Nuclear››, composto por seis documentários para ver às segundas e terças-feiras, às 23h00, que analisa os diferentes fins, pacíficos ou bélicos, para a utilização da energia nuclear, considerada fundamental para o desenvolvimento mundial.

 ‹‹Irão Nuclear, 40 Anos de Disputas››, é o impressionante documentário que o Odisseia estreia dia 11 de março às 23h00, onde analisa a história que motivou quatro décadas de disputas nucleares entre o Irão, Israel e o Ocidente, revelando ainda o dia-a-dia de um país que insiste em aplicar o seu domínio militar.

O programa nuclear iraniano é analisado neste documentário com base em declarações de especialistas do Irão, Israel, Rússia, Estados Unidos e de representantes de organismos internacionais, abordando temas como o apoio inicial dos EUA à política nuclear iraniana e as duras sanções económicas atualmente impostas a este país.

Galardoado com o Prémio de Investigação Científica no Festival International du Scoop d’Angers (França) e três vezes premiado como Melhor Documentário no Festival International du Film Ecologique (França), International du Scoop d’Angers (França) e no Banff World Media Festival (Canadá), ‹‹Chernobyl, Território Radioativo››, com estreia marcada dia 12 de março às 23h00 no Odisseia, analisa a forma como a natureza se regenera em território radioativo.

Dentro da zona que rodeia a antiga central nuclear, foco de atenção de inúmeros ecologistas e zoólogos, são ainda analisadas importantes aplicações da radioterapia em humanos, num ambiente que parece imune à radiação, comprovado pela adaptação de vários animais e diversas espécies de aves em extinção.

No dia 18 de março às 23h00, o Odisseia apresenta o emocionante documentário ‹‹Kokeshi, o Renascer de Fukushima›› onde mostra a luta e determinação dos japoneses em seguir em frente depois da tragédia.

Em poucos minutos, tudo se reduziu a escombros e, mais uma vez, a natureza provou a sua força contra a insignificância do ser humano. Numa nova adaptação ao ambiente, o povo japonês vai construindo e melhorando uma nova comunidade.

Num mundo onde o poder devastador das armas nucleares faz parte da realidade de uma dezena de países, o Odisseia exibe o documentário ‹‹Nação Sob Ameaça: Ataque Nuclear›› dia 19 de março às 23h00, uma simulação impressionante do que poderia acontecer durante um ataque a grande escala.

Com a participação de Richard Muller, autor do livro ‹‹Física para Futuros Presidentes››, o prestigiado professor de física expõe as decisões e os conhecimentos científicos que os líderes das principais potências do mundo devem adotar no momento do desastre.

A grave ameaça do armamento nuclear, que teve início há quase sete décadas, continua a estar presente no mundo em que vivemos. No dia 25 de março às 23h00, o Odisseia estreia o documentário ‹‹Mundo Nuclear›› analisando a história desta força destrutiva, a constante luta das nações e o seu estado atual.

Os esforços realizados para que sejam encontradas soluções para reduzir a proliferação destas armas são visíveis nos diversos tratados proclamados ao longo de vários anos. O problema pode ser resolvido ou é demasiado tarde para voltar atrás? Conseguirá a humanidade libertar-se das mais poderosas armas já inventadas?

Com estreia marcada para dia 26 de março às 23h00, o Odisseia apresenta o documentário ‹‹O Pesadelo dos Resíduos Nucleares››, vencedor na categoria de Melhor Investigação e Atualidade no Banff World Television Festival (Canadá), Prémio da Greenpeace no Festival Du Film Vert, 2010 (Suíça) e galardoado com o Ouriço de Prata no Festival International du Film Nature et Environnement, Grenoble (França) onde aborda os assuntos mais obscuros da energia nuclear do ponto de vista científico e político.

Depois de percorrer algumas das sociedades industrializadas onde a energia nuclear está presente, o tratamento dos resíduos gerados continua a ser um problema refletido no receio das pessoas que não os querem perto das suas casas. É possível alcançar respostas claras e seguras sobre um tema que ainda gera tanta controvérsia e secretismo?

De 11 a 26 de março sempre as 23h00

‹‹Irão Nuclear, 40 Anos de Disputas››

Realizador: Rosalind Bain

Produtora: BBC

País de Origem: Reino Unido

Ano de Produção: 2012

Segunda-feira 11, 23h00 | Terça-feira 12, 13h00

‹‹Chernobyl, Território Radioativo››

Realizador: Antoine Bamas, Luc Riolon

Produtora: Camera Lucida, ARTE

País de Origem: França

Ano de Produção: 2010

Terça-feira 12, 23h00 | Quarta-feira 13, 13h00

‹‹Kokeshi, o Renascer de Fukushima››

Realizador: Eriko Rowe

Produtora: Mindful Planet Communications, PTS

País de Origem: Japão

Ano de Produção: 2012

Segunda-feira 18, 23h00 | Terça-feira 19, 13h00

‹‹Nação Sob Ameaça: Ataque Nuclear››

Realizador: Geoff Luck

Produtora: Geoffrey Luck, Jeanine Butler

País de Origem: Estados Unidos

Ano de Produção: 2010

Terça-feira 19, 23h00 | Quarta-feira 20, 13h00

‹‹Mundo Nuclear››

Realizador: Robert E. Frye

Produtora: Whistling Communications

País de Origem: Estados Unidos

Ano de Produção: 2011

Segunda-feira 25, 23h00 | Terça-feira 26, 13h00

‹‹O Pesadelo dos Resíduos Nucleares››

Realizador: Eric Gueret

Produtora: ARTE France, Bonne Pioche

País de Origem: França

Ano de Produção: 2009

Terça-feira 26, 23h00 | Quarta-feira 27, 13h00

/* ]]> */