fbpx

MOV estreia “Caprica”

Pedro Vendeira
3 min leitura

A evolução tecnológica e a relação com a ética é o principal tema do argumento de “Caprica”, a nova série de ficção científica que o canal MOV estreia, dia 14 de janeiro, às 21h45. 

Baseada no universo ficcional de “Battlestar Galactica”, a série de culto exibida pelo MOV em 2011 e cujos produtores coincidem neste novo projeto televisivo, “Caprica”, apesar de recente (2009), conta já com importantes prémios e distinções no seu palmarés, que comprovam a sua qualidade.

Ao todo, são cinco nomeações propostas por várias entidades em áreas como o som, a banda sonora, a representação e um prémio na categoria de “Melhores Efeitos Especiais Visuais em Série Televisiva” nos Visual Effects Society Awards de 2011.

Aventura, intriga, política e cenários futuristas são os ingredientes que “Caprica” oferece para um serão emocionante no MOV. Uma série que narra a contenda entre duas famílias, numa época de ética questionável, num enredo de conspirações e ambições desenfreadas que podem levar a uma guerra final no planeta Caprica (Capital das Doze Colónias do Homem), colocando em risco toda a humanidade.

A evolução tecnológica colide de frente com os interesses da humanidade. A tecnologia de ponta e os avanços da robótica permitem vislumbrar a ambição humana de combinar inteligência artificial e corpos mecânicos, o que resulta na criação dos primeiros robôs androides – os cylons. É neste contexto que Joseph Adama (Esai Morales), um advogado influente com ligações ao submundo do crime organizado, e Daniel Graystone (Eric Stoltz), proprietário de uma empresa de computadores que lidera o desenvolvimento da inteligência artificial, travam um duelo de interesses.

O programa inicia com um ataque terrorista do grupo religioso “Soldados do Uno”, de índole monoteísta. Zoe, filha de Daniel Graystone, morre no atentado, existindo, porém, um avatar de si mesma no mundo virtual, que replica todas as suas características através de um algoritmo. O mesmo algoritmo foi manipulado por Daniel, de forma a reproduzir a personalidade da filha de Adama, Tamara, igualmente morta no incidente, mas o avatar não sabe que é uma entidade virtual e acredita por bastante tempo que é a Tamara original.

Daniel, por outro lado, tenta aperfeiçoar o protótipo do cylon e, por isso, vê-se obrigado a roubar um chip da concorrência para que o androide funcione. As duas famílias estão desta forma ligadas, não só pelo avatar de Tamara, mas também porque Daniel contratou o serviço de Adama e seu irmão, que vieram do planeta Tauron para roubar o chip.

Elenco:

Eric Stoltz – Daniel Graystone

Esai Morales – Joseph Adama

Sasha Roiz – Samuel (Sam) Adama

Paula Malcomson – Amanda Graystone

Alessandra Torresani – Zoe Graystone

Magda Apanowicz – Lacy Rand

Polly Walker – Willow Clarice

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com