fbpx

Homenagem a Manoel de Oliveira, sábado e domingo, na RTP Memória

Pedro Vendeira
5 min leitura

Space Homenagem A Manoel De Oliveira, Sábado E Domingo, Na Rtp Memória

“Vale Abraão”

Space Homenagem A Manoel De Oliveira, Sábado E Domingo, Na Rtp Memória
Um dos mais importantes filmes de toda a história do cinema português.

No Vale do Douro, Ema vive com o pai e é educada numa atmosfera de grande sensibilidade poética. Torna-se numa mulher bela e sensual com um irresistível gosto pelas ficções românticas, que acaba por nunca conseguir encontrar plena satisfação junto dos homens, desde logo casando com um médico que nunca amou. Na sequência de uma intensa vida social, Ema, vai envolver-se com três homens sempre numa constante busca de paixões, luxo e desafios, cuja beleza e espírito provocatório lhe vão valer o epíteto de “Bovarinha”, uma versão moderna e portuguesa da “Bovary” de Flaubert. Por fim, desiludida e frustrada, Ema, morre afogada no Douro, sem nunca se chegar a perceber se foi acidente ou suicídio.

“Vale Abraão” parte da adaptação ao cinema da obra homónima de Agustina Bessa-Luís, por sua vez um exercício literário inspirado na “Mademe Bovary” de Flaubert, que Manoel de Oliveira transforma num filme deslumbrante e portentoso. “Vale Abraão” é um dos mais importantes filmes de toda a história do cinema português, que muito justamente os “Cahiérs du Cinéma” consideraram como “um dos mais belos filmes do Mundo”.

Com: Leonor Silveira, Luís Miguel Cintra, Rui de Carvalho, Cecile Sanz de Alba, Luís Lima Barreto,Diogo Dória, João Perry, Glória de Matos, Isabel Ruth
Realização: Manoel de Oliveira
Produção: Paulo Branco
Autoria: Agustina Bessa-Luís (romance), Manoel de Oliveira
Ano: 1993
Duração: 180 minutos

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com