fbpx

História estreia novos episódios de ‹‹Mistérios Enterrados››

Pedro Vendeira
5 min leitura

Historia 

Os EUA são um surpreendente cemitério, onde jazem incontáveis segredos arqueológicos. Os símbolos, as relíquias e os objetos inexplicáveis de tempos remotos que se descobriram deixaram a sua marca no país e provam que a História como a conhecemos pode estar incompleta.

Seguiremos Scott Wolter, pioneiro da petrografia forense, na sua viagem, enquanto este analisa betão, terra e pedras para descobrir a verdade que se esconde por detrás de feitos misteriosos do passado. Este Indiana Jones de carne e osso tece-nos uma rede de surpreendentes ligações, que irão revelar, de forma gradual, o lado oculto do mapa dos EUA.

Todas as segundas-feiras, a partir de dia 1 de julho, o Canal História regressa com novos episódios de Mistérios Enterrados.

O MISTÉRIO DE ROANOKE

Anos antes da fundação da Jamestown, colonos ingleses tentaram estabelecer-se nos EUA, em Roanoke. Um grupo de 119 pioneiros instalaram-se neste local da Carolina do Norte, mas, pouco tempo depois, a colónia desapareceu. Arqueólogos, historiadores e os nativos daquele estado não conseguiram explicar o mistério de Roanoke, mas, agora, o geólogo forense Scott Wolter encontrou 48 pistas ignoradas e consideradas falsas que podem contar a resposta ao enigma mais antigo dos EUA.

Segunda-feira 1, 23:40h | Repetição: Terça-feira 2, 03:05h/ 15:10h.

EM BUSCA DAS CÂMARAS SECRETAS

No nordeste dos EUA, existem cerca de 800 construções de pedra tão antigas como misteriosas. O geólogo forense Scott Wolter viaja para a Pensilvânia rural, com o objetivo de examinar uma delas: uma câmara de pedra, meticulosamente fabricada, que se encontra enterrada num bosque. Wolter apercebe-se de que pode tratar-se de uma sala utilizada para banhos rituais por uma sociedade secreta e coloca perguntas como: Quem a construiu? Quando? E porquê?

Segunda-feira 8, 23:40h | Repetição: Terça-feira 9, 03:05h/ 15:10h.

 

RAZÕES PARA UM ASSASSINATO

Meriwether Lewis liderou, juntamente com William Clark, uma grande expedição de exploração ao Oeste americano, entre 1804 e 1806. Relatou os pormenores da aventura num diário que tinha a intenção de publicar, mas, antes de o conseguir fazer, morreu por causa de um tiro numa estalagem, do caminho Natchez Trace, no Tennessee. Apesar de a causa oficial da morte de Lewis ter sido suicídio, Scott Wolter, geólogo forense, descobriu indícios que podem contradizer esta versão. Os seus dados sugerem que o próprio presidente Jefferson podia ter motivos para querer que a aventura de Lewis e Clark nunca chegasse aos livros de História, o que levaria ao assassinato do explorador mais famoso dos EUA.

Segunda-feira 15, 23:40h | Repetição: Terça-feira 16, 03:05h/ 15:10h.

 

A CRUZ DO DESERTO

Wolter visita o Arizona para analisar um misterioso tesouro de cruzes, espadas e outras relíquias descobertos nos anos 20. Uma das espadas tem uma data inscrita em latim, 800 d.C., sinal de que um grupo de europeus pode ter pisado a América várias centenas de anos antes de Cristóvão Colombo. Esta pesquisa é especialmente importante para o neto do homem que ajudou a descobrir os objetos. Wolter tem de determinar se estes fazem parte de uma fraude muito elaborada ou, pelo contrário, se constituem uma descoberta que poderia mudar a História.

Segunda-feira 22, 23:40h | Repetição: Terça-feira 23, 03:05h/ 15:10h.

APÓS OS TEMPLÁRIOS

Quando Scott Wolter começou a analisar antigos objetos misteriosos, reparou que muitos deles tinham um símbolo em comum. Este, composto por um “x” com uma ponta em forma de gancho, deixava os especialistas desconcertados, incapazes de encontrar sentido. Enquanto Scott avança na sua investigação acerca da origem do símbolo, descobre que estes são apenas utilizados por dois grupos famosos e misteriosos: os cavaleiros templários e os seus irmãos de hoje em dia, os franco-maçons. Presente em códigos secretos, criptogramas e até no suposto túmulo de Jesus Cristo, o símbolo poderia ser a chave para desvendar dois dos maiores enigmas de todos os tempos: o que é exatamente o Santo Graal e onde está ele escondido?

Segunda-feira 29, 23:40h | Repetição: Terça-feira 30, 03:05h/ 15:10h.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com