fbpx

História estreia em exclusivo a série «Big History»

Pedro Vendeira
17 min leitura

Logo_Big_History

Depois de A HumanidadeBig History é a próxima grande produção do canal História, com estreia no canal a partir do dia 25 de novembro, pelas 22h50.

Esta série de 16 episódios e um especial de duas horas, será exibida em 150 países e vai derrubar as divisões entre a ciência e a história para revelar um percurso unificado do universo e como tudo está relacionado.

Bryan Cranston o protagonista de Breaking Bad representou o papel de professor de química mais amado (ou insultado) na televisão. Agora, torna-se professor de história, sendo o narrador desta série.

“A melhor forma de entender Big History é pensar como aprendemos História na escola. Podemos chamar-lhe “história tradicional”. Olhamos para a história tradicional como uma linha temporal com um ponto de partida no início das primeiras civilizações humanas em locais como a Mesopotâmia e Egito. Seguindo essa linha temporal, a história tradicional ensina-nos sobre factos significativos que aconteceram no mundo entre essa época e a atualidade – impérios, religiões, conquistas, revoluções, indústrias, democracia – até chegarmos a 2013.” – revela Paul Cabana, vice-presidente sénior e diretor de programação, e Kristen Burns, produtora executiva.

A história humana tem sido fantástica, mas o facto verdadeiramente notável é que todos estes acontecimentos importantes, desde os hieróglifos até ao iPad, basicamente aconteceram nos últimos 5500 anos. Big History pede-nos para pensar numa escala maior. A nossa casa, o planeta Terra, é quase 1 milhões de vezes mais velho que isso, cerca de 4600 milhões mais velho. E o próprio universo é quase três vezes mais velho – 13.000 milhões de anos. Quando se pensa a essa escala repara-se que limitámos o nosso conhecimento da história ao defini-la tão limitadamente. Em vez de deixar a cargo da ciência a explicação de milhares de milhões de anos, Big History em 10horas, junta tudo o que alguma vez aconteceu numa história completa que vai mudar a forma como olhamos para a história e como tudo aconteceu. Big History revela ligações épicas e surpreendentes entre o espaço e tempo e mostra como as coisas mesmo numa pequena escala podem ter um grande impacto.

“Big History é mais uma das nossas ambiciosas e surpreendentes produções que revela uma rede quase infinita de ligações entre momentos icónicos na história e eventos épicos, por isso o segredo foi contar uma grande história em apenas 10horas, sem aprofundar muito um só tema. Esta série vai levantar questões com que a humanidade se tem debatido desde que existe no planeta. Não podemos afirmar que temos todas as respostas, mas o final oferece uma teoria que vai alterar a forma como olhamos o mundo à nossa volta e mudar a nossa perspetiva sobre os acontecimentos históricos que pensávamos conhecer.” – revela Carolina Godayol, diretora geral do The History Channel Ibéria.

Sabia que o legado do Titanic nos acompanha diariamente no nosso bolso? Sempre que fazemos uma chamada telefónica de um telemóvel, estamos a utilizar ondas de rádio, que foram introduzidas na sequência de pedidos de socorro fracassados, transmitidos por telégrafo e que inviabilizaram o resgate do icónico transatlântico. Além disso, este dispositivo está também relacionado com o Big Bang, já que aquela explosão deu origem ao tântalo, elemento misterioso, e que é utilizado em pequenas quantidades na fabricação de telemóveis. Sem isso, estes dispositivos seriam 12 vezes maiores. Outros episódios vão abordar temas como o dos pais fundadores dos Estados Unidos, a guerra da secessão ou a revelação dos mistérios antigos, tudo polvilhado com ícones da ciência surpreendentes, protagonizados pelo sal, gelo, conchas, etc.

Big History é um movimento académico que teve origem há duas décadas quando um grupo de professores começou a acreditar que estava a refrear a imaginação dos estudantes ao ensinar as disciplinas divididas. Tiveram uma ideia revolucionária: juntar ciência e história e usar a história para revelar o poder da ciência.

Agora o canal História será o suporte de divulgação, já que o seu target gosta de informação através de storytelling e não há maior história que a história de tudo.

SINOPSES:

SAL

É evidente que o ser humano não consegue viver sem ar, comida ou água e, embora não seja tão reconhecido, também não pode viver sem sal. Este composto tem sido o pilar da nossa civilização: na agricultura, na tecnologia e até na construção da Grande Muralha da China. Mas o sal também provocou guerras e fez rebentar revoluções. Trata-se de um elemento-chave para descobrir a nossa grande História e compreender tudo o que há no Universo, porque, de um ponto de vista molecular, os nossos pensamentos estão cheios de sal.

Segunda-feira 25, 22:50h | Repetição: Terça-feira 26, 01:55h/ 12:25h/ 19:40h.

OURO

O fascínio do Homem pelo ouro deve-se a um capricho da evolução. O ouro tornou-se a moeda do mundo por causa de um erro na tabela periódica e só existe na superfície terrestre devido a uma peculiaridade nas antigas órbitas de Júpiter e Saturno. Este metal precioso sempre representou a estabilidade, mas, mesmo assim, derrubou impérios. Transformou-se em todo o tipo de objetos, desde dinheiro a alianças de casamento, e é possível encontrá-lo em qualquer computador ou telemóvel que utilizamos. Mas a verdadeira razão que nos leva a cobiçar o ouro reside no nosso cérebro.

Segunda-feira 25, 23:15h | Repetição: Terça-feira 26, 02:25h/ 12:50h/ 20:05h.

CAVALO

O cão pode ser o melhor amigo do homem, mas foi o cavalo que construiu os nossos impérios. Mais do que qualquer outra criatura no planeta, o cavalo tem sido a força motriz por trás da expansão do comércio, da inovação e da indústria. Transformou a forma como comunicamos, sendo uma chave vital para revelar a Grande História da civilização.

Segunda-feira 02, 22:50h | Repetição: Terça-feira 03, 01:50h/ 12:25h/ 19:40h.

FRIO

O frio levou a repetidas extinções em massa, mas, sem ele, o Homem nunca teria evoluído para começar a caminhar ereto. O frio dividiu o mundo ancestral em agricultores e nómadas, despoletando guerras intermináveis, mas também travou as investidas de Napoleão e Hitler. O frio afundou o Titanic, mas também fez erguer edifícios gigantescos até ao céu. É uma perdição e um benefício, mas é uma parte inevitável da nossa Grande História.

Segunda-feira 02, 23:10h | Repetição: Terça-feira 03, 02:15h/ 12:50h/ 20:05h.

MEGA ENGENHARIA

Desde a Grande Pirâmide de Gizé ao imponente Burj Khalifa no Dubai, o Homem tem vindo a projetar sempre grandes construções, pelo menos, há 5000 anos. Por que razão algumas culturas criam megaestruturas e outras evitam-nas? Como é que o tamanho de um império afeta o tamanho das suas estruturas? E até que ponto a estrutura se torna demasiado grande para a sua própria infraestrutura… levando ao colapso?

Segunda-feira 09, 22:50h | Repetição: Terça-feira 10, 01:50h/ 13:10h/ 19:40h.

ARMAS

De todos os mamíferos à face da Terra, o Homem é a única espécie que utilize armas para matar à distância e isso nunca poderia ter acontecido sem um pulso único que lhe permite lançar com precisão. Mas lançar foi só o início da grande história das armas. Da invenção do arco longo até à descoberta acidental da pólvora por parte de um alquimista chinês, ou ao desenho de uma metralhadora da autoria de DaVinci, a História tem sido moldada por uma procura sempre crescente de domínio sobre os outros. Os mesmos imperativos moldam outras criaturas. É por isso que os biólogos afirmam que a evolução em si é, finalmente, uma corrida às armas.

Segunda-feira 09, 23:10h | Repetição: Terça-feira 10, 02:15h/ 13:35h/ 20:05h.

CARNE DE VACA

Em certas sociedades, as vacas são veneradas, noutras são grelhadas em churrascos, e o seu hambúrguer preferido da famosa comida de plástico é mais do que um simpático petisco. É a chave para desvendar a Grande História de como a Humanidade migrou pelo globo e a forma como vivemos hoje em dia. Fornecendo carne e leite, nenhum outro animal doméstico alimentou mais a Humanidade do que a vaca, e desde que a primeira manada foi domesticada em 8500 a.C., a nossa relação com o gado deu-nos a vantagem que precisamos para sobreviver.

Segunda-feira 16, 22:50h | Repetição: Terça-feira 17, 01:55h/ 13:25h/ 19:40h.

MONTANHAS

São as casas dos deuses e as bases dos observatórios modernos que penetram pelos céus. Formam fronteiras naturais, ditam rotas de comércio, criam defesas naturais e afetam, de forma poderosa, o nosso clima. Desde os Dez Mandamentos no Monte Sinai aos deuses do Olimpo, aos mosteiros do Tibete, as montanhas inspiraram a veneração religiosa. Mas desde as sangrentas batalhas nos Balcãs, no Cáucaso e nos vales do Afeganistão, as montanhas dividiram pessoas e despoletaram guerras. A vida em si pode ter surgido de vulcões submersos e a vida pode estar seriamente comprometida se mega vulcões como Yellowstone entrassem em erupção.

Segunda-feira 16, 23:10h | Repetição: Terça-feira 17, 02:15h/ 13:45h/ 20:05h.

A ADRENALINA

Em todo o mundo, as pessoas começam o dia com uma dose de cafeína fornecida numa chávena de café ou chá. Mas como nos tornámos tão dependentes e por que razão foram, um dia, considerados tão subversivos ao ponto de terem sido proibidos na Suécia e na Prússia? Estes produtos tão simples despoletaram grandes transformações na nossa civilização, desde a exploração ao iluminismo e à revolução.

Segunda-feira 23, 22:50h | Repetição: Terça-feira 24, 01:45h/ 13:10h.

VOAR

As árvores que purificam o ar que respiramos e as plantas que produzem o alimento que comemos só existem à face da Terra porque os animais desenvolveram a capacidade de voar. De DaVinci aos Irmãos Wright, o Homem passou séculos e séculos a perseguir o sonho de voar, mas, para consegui-lo, tivemos primeiro de dominar a nossa Grande História e as propriedades únicas do nosso planeta que nos permite desafiar a gravidade.

Segunda-feira 23, 23:10h |Repetição: Terça-feira 24, 02:05h/ 13:35h.

TELEMÓVEL

Reviste os bolsos de todos os seus conhecidos e encontrará um elo de ligação: o telemóvel. É a peça de tecnologia mais universal no planeta e apesar de ser um dispositivo verdadeiramente moderno, já conta com milhares de milhões de anos no fabrico. A história do aparecimento e funcionamento do telemóvel liga episódios aparentemente desconectados no espaço e no tempo, desde o Big Bang ao naufrágio do Titanic ou à Segunda Guerra Mundial.

Segunda-feira 30, 22:50h | Repetição: Terça-feira 31, 01:50h/ 13:10h/ 19:40h.

METEOROS

Trouxeram água e minerais para a Terra, tornando possível a existência de vida neste planeta. Ao provocar a extinção dos dinossauros, o impacto de um asteroide permitiu a evolução dos seres humanos. Mas um futuro impacto também pode ser o fim de toda a Humanidade. Os cometas e meteoros têm sido vistos como sinais de Deus e arautos da desgraça. Mas novos estudos revelam que pode ter sido o impacto de um cometa que trouxe a vida ao nosso planeta, há milhares de milhões de anos. E, num sentido mais vasto, vivemos num planeta formado originalmente por milhares de milhões de meteoros, asteroides e cometas. Segunda-feira 30, 23:10h | Repetição: Terça-feira 31, 02:10h/ 13:35h/ 20:05h.

CÓDIGOS SECRETOS

Desde o primeiro sinal de linguagem humana, há 100 mil anos até à linguagem binária de zeros e uns, utilizada pelos atuais piratas da Internet, a Humanidade sempre dependeu de códigos. Júlio César inventou códigos secretos para os militares, e Kama Sutra inventou os códigos secretos para o sexo. Os descodificadores da Segunda Guerra Mundial levaram ao código binário dos computadores modernos, enquanto os códigos da Física Digital parecem controlar a estrutura da realidade. E toda a vida na Terra está enraizada no outrora secreto código chamado ADN.

Segunda-feira 6 janeiro, 22:50h | Repetição: Terça-feira 7, 01:45h/ 13:10

A PRATA

A prata é o ingrediente secreto na nossa Grande História. É essencial para o fabrico de espelhos; sem ela, não haveria fotografia ou filmes. Por causa da prata, os Gregos antigos derrotaram os Persas e salvaram a civilização ocidental. Por causa da prata, o Império britânico transformou a China numa nação de viciados no ópio. A prata criou a primeira moeda global e permitiu o nascimento do Populismo moderno. Andamos com ela nos bolsos como trocos, mas a sua verdadeira origem reside no calor das estrelas que explodem. Segunda-feira 6 janeiro, 23:10h | Repetição: Terça-feira 7, 02:05h/ 13:35

O SOL

Os ciclos solares guiam a civilização humana desde o desenvolvimento da agricultura há 12.000 anos até aos períodos de fome extrema que atingiram a Europa na Pequena Idade do Gelo do século XIII. Os sacerdotes ancestrais tentaram controlar o Sol através de calendários elaborados, enquanto os cientistas modernos monitorizam o Sol através de dezenas de satélites, protegendo o nosso planeta de uma explosão solar fatal, passível de destruir a nossa civilização tecnologicamente ligada.

Segunda-feira 13 janeiro, 22:50h | Repetição: Terça-feira 14, 01:45h/ 13:10.

ÁGUA

Uma molécula composta por dois átomos de hidrogénio e um átomo de oxigénio é a chave da própria vida. É possível acompanhar a história da água do princípio dos tempos até à atualidade. A civilização surgiu de vales banhados por rios, o recuo dos glaciares abriu a Europa à sobrevivência humana, e os projetos com água têm sido a imagem de marca de certos impérios, desde os aquedutos romanos à Barragem Hoover. A vida começou na água e é alimentada por ela, mas, hoje em dia, uma falta de água em todo o planeta pode ameaçar a civilização tal como a conhecemos.

Segunda-feira 13 janeiro, 23:10h | Repetição: Terça-feira 14, 02:05h/ 13:35

ESPECIAL DE 2 HORAS

Segunda-feira 20 janeiro, 22:50h | Repetição: Terça-feira 21, 01:45h/ 13:10

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com