fbpx

Eurosport transmite em direto «Snooker Lisbon Open»

Pedro Vendeira
5 min leitura

Eurosport_Logo

Lisboa vai acolher, de 12 a 14 de dezembro, a primeira prova oficial de snooker alguma vez disputada em Portugal. Com a presença assegurada dos melhores do mundo da modalidade, o torneio integra o tour europeu de profissionais, sendo a 5ª de seis provas pontuáveis. Ao todo, distribuirá em prémios 150 mil euros, 25 mil para o vencedor.

Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, o Snooker Lisbon Open terá lugar no Complexo Desportivo do Casal Vistoso, prevendo-se a presença de cerca de 200 participantes, num torneio da responsabilidade da World Snooker e da Federação Portuguesa de Bilhar, que terá honras de transmissão em direto pelo Eurosport ao longo de 25 horas divididas pelos três dias de prova.

O maior contingente de jogadores provirá de Inglaterra – a pátria da modalidade – de onde se espera que garantam presença nomes com o jovem prodígio Judd Trump, ou os ex-campeões do mundo John Higgins e Shaun Murphy. Quanto à grande estrela da modalidade, o pentacampeão mundial Ronnie O’Sullivan, permanece a dúvida mas a organização confirma que «há francas possibilidades que possa acontecer».

O público português poderá ainda admirar outros jogadores de classe mundial, como o australiano Neil Robertson ou o chinês Ding Junhui, para além de outras referências como os ingleses Ricky Walden (recente vencedor do International Championship) ou o vice-campeão do mundo de 2013, Barry Hawkins, numa prova que contará com a presença de atletas de mais de 15 países da Europa e da Ásia (sobretudo China e Tailândia).

Em declarações após a confirmação oficial da presença de um evento desta dimensão na capital portuguesa, o presidente da Federação Portuguesa de Bilhar, Ricardo José Salgado, não escondeu o seu entusiasmo face a este grande momento do bilhar nacional: «É uma honra podermos acolher um evento que será transmitido para milhões de pessoas, através do Eurosport e de diversos canais de televisão da China e do Extremo Oriente. A imagem de Lisboa e de Portugal sai reforçada a uma escala global, assim como a do bilhar nacional que, depois da Taça do Mundo de Carambola no Porto, tem agora também em Lisboa um evento de primeiro plano».

Ricardo Salgado não tem dúvidas: «O snooker tem milhões de adeptos no mundo inteiro e Portugal não é exceção, como se comprova pela enorme audiência que o torneios de snooker transmitidos pelo Eurosport têm no nosso país. Por tudo isso, e por ser a estreia de uma prova desta dimensão, acreditamos que podemos ter uma moldura humana assinalável ao longo de toda a prova, até porque tivemos em atenção a situação financeira do País na definição do preço dos ingressos».

Os bilhetes estão à venda nos locais do costume (rede FNAC, Worten, Media Market, El Corte Inglés, ABEP, Meo Arena, Arena de Portimão e Turismo de Lisboa) e variam entre os 7,5€ e os 40€ (pack de 3 dias).

Formato e Calendarização da prova

O torneio terá início com as rondas de qualifiers, nos dias 10 e 11 de dezembro, onde estarão alguns dos melhores jogadores portugueses, entre eles o Campeão Nacional Individual, Rui Santos (Académica de Coimbra), e Nuno Santos, habitual comentador de snooker no Eurosport e capitão do Benfica, a equipa Campeã Nacional na época passada.

Na sexta-feira, 12, os apurados jogarão frente aos primeiros 64 atletas profissionais a entrar em competição, sendo que no sábado jogarão os restantes 64.

Para domingo, 14, estão reservadas todas as emoções, com a realização dos oitavos, quartos e meias-finais, estando a grande final marcada para as 20 horas, sempre com transmissão direta no Eurosport ao longo de mais de 25 horas de emissão.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com