fbpx

Estreia de «Os Anos 2000» no NGC

Pedro Vendeira
10 min leitura

National-Geographic-Channel-Logo

A década passada foi um tempo no qual qualquer um ou qualquer coisa se poderia tornar numa tendência ou num verdadeiro fenómeno das redes sociais. Celebridades eram criadas da noite para o dia através da reality tv e começaram a nascer os vídeos virais com o YouTube. Estes anos apresentaram uma nova realidade que tem vindo a ter uma influência profunda na maneira como vivemos a nossa vida nos dias que correm e que tem determinado a maneira como vamos viver nas décadas que ainda estão para vir.

Com estreia marcada para dia 06 de setembro no NGC, Os Anos 2000 é o primeiro grande documentário a desfazer e mostrar as profundas alterações globais, tecnológicas e sociais de mudaram uma época e transformaram por completo o mundo. Revisitando eventos chave através de entrevistas na primeira pessoa a líderes mundiais, influenciadores, empreendedores, jornalistas e pessoas do mundo do entretenimento que deixaram as suas marcas na história, este especial segue a mesma fórmula de sucesso dos seus precedentes Os Anos 80 e Os Anos 90.

Emprestando as suas vozes a esta minisérie de quatro horas em entrevistas originais estão nomes como Sharon Osbourne, Michael Moore, Randy Jackson, Donald Trump, Perez Hilton, Carson Kressley, Harry Shearer, Dick Cheney, Rudy Giuliani, General David Petraeus, Juju Chang, Dan Rather e o Captain “Sully” Sullenberger. As quase 120 entrevistas conseguem atravessar todas as temáticas desde a política, a divisão racial e a separação de classes à medida que os contribuidores falam numa só voz e num esforço de revelar e iluminar este “primeiro rascunho da história”.

Combinando estas entrevistas com imagens inesquecíveis e bandas sonoras populares, o resultado é um momento de televisão revelador que coloca uma nova lente no que pensamos ser-nos familiar mas que vai alterar o que pensamos que sabemos. Desde a jornada de Elian Gonzalez, o menino cubano de cinco anos, à tragédia dos ataques do 11 de setembro, passando pela influência dos filmes de fantasia como as sagas Harry Potter e O Senhor dos Anéis, pelos grandes desastres como o tsunami do oceano Índico e pelos desenvolvimentos científicos como o Large Hadron Collider (Grande Colisionador de Hadrões) da Europa, esta série mostra em detalhe os primeiros dez anos tumultuosos do século XXI com histórias de todos os cantos do globo.

Por entre a nostalgia da cultura pop e surpreendentes factos pop up, alguns dos eventos destacados em Os Anos 2000, incluem:

– O aparecimento do Napster que abalou a indústria musical ao tornar a música disponível a todos;

– Os incríveis avanços nas tecnologias pessoais que levaram ao crescimento de uma nova geração de jornalismo cidadão;

– O imprevisto de Janet Jackson com o guarda-roupa que levou à criação do YouTube, um dos mais populares sites de partilha de vídeos;

– A família Osbourne que permitiu o crescimento exponencial da reality TV;

– Os fantásticos níveis futurísticos alcançados na área da medicina quando um paciente francês teve o primeiro transplante facial do mundo;

– A “reforma” forçada do Concorde, o único avião supersónico de passageiros;

– Os vampiros e zombies que lideraram uma onda de medo fiscal para impulsionarem o diálogo cultural;

– E as reações a nível mundial quando o submarino russo Kursk afundou.

Para além dos dois episódios que compõem a minisérie ‘Os Anos 2000’, esta contempla também um especial: As Maiores Tragédias dos Anos 2000. Este relembra os maiores desastres naturais ou provocados pelo homem, que marcaram a década. É exemplo o ataque às Torres Gémeas ou o Tsunami asiático.

Para completar a temática dos anos 2000, o NGC vai estrear no domingo, dia 20 de setembro, o documentário A Revolução: YouTube que conta a história dos vídeos mais influentes e virais e da rápida ascensão de uma start-up até se tornar numa das maiores entidades corporativas do mundo. Este ano, o maior e mais famoso site de partilha de vídeos celebra o seu décimo aniversário.

Sinopse dos episódios:

Os Anos 2000: Ground Zero: 06 de setembro, às 21h40

Este especial de 90 minutos é o primeiro grande documentário em retrospetiva da década de mudanças que se iniciou com os anos 2000. Com contribuições de Rudy Giuliani, Donald Trump, Sharon Osbourne, Bill O’Reilly, Michael Moore, Randy Jackson e Dick Cheney, conta-se a história da primeira metade da década, usando imagens raras de arquivo e testemunhos reveladores. Este episódio começa com a saga de Elian Gonzalez e a eleição presidencial controversa de 2000, leva-nos à ascensão dos reality shows como Survivor e Os Osbournes, através do Verão do Tubarão e do caso Gary Condit, à declaração de guerra que a América falhou ao ataque da Al Qaeda ao U.S.S. Cole… Com a ajuda das vozes mais famosas, falaremos do 11 de setembro, antes de explorarmos como a América lidou com a tragédia e reaprendeu a rir novamente. Mas, apesar da sua magnitude, o 11 de setembro não foi o único evento a mostrar-nos uma nova realidade: desde os efeitos especiais de sagas cinematográficas como O Senhor dos Anéis e Harry Potter à ascensão das redes sociais, partilha de ficheiros e o iPod; os ataques com anthrax, o sniper de Beltway e a enorme fraude cometida por Enron – a autenticidade dos factos estava em causa como nunca antes esteve. E, embora o discurso de Colin Powell nas Nações Unidas sobre armas de destruição massiva no Iraque fosse aclamado por alguns como sendo “de mestre”, quando George Bush declarou “Missão Cumprida”, nenhuma arma tinha sido encontrada e a “realidade” da América começou a quebrar-se…

 

Os Anos 2000: Altos e Baixos: 13 de setembro, às 21h40

A segunda parte deste documentário refere-se à segunda metade da década, quando calamidades, quer naturais, quer provocadas pelo homem, e dramas se intercalam com maravilhas tecnológicas e culturais.

 

As Maiores Tragédias dos Anos 2000: 27 de setembro, às 21h40

Este especial revela uma década que nos trouxe destruição a uma escala inimaginável. Desde o ataque às Torres Gémeas que iniciou uma década de terrorismo global ao tsunami devastador, um desastre natural que espalhou caos e destruição por todo o sudeste asiático até à morte de Michael Jackson, reconfirmando o apetite mundial pela cultura das celebridades. Todas estas catástrofes sem fim, numa escala monumental, foram sentidas por todo o mundo. À medida que a web coloca informação e notícias firmemente nas mãos das pessoas, esta foi uma década em que as notícias se espalhavam rapidamente e, graças às redes sociais, grandes eventos foram seguidos em tempo real.

A REVOLUÇÃO: YOUTUBE: 20 de setembro, às 21h40

No décimo aniversário do Youtube, mostraremos a história da última década na perspetiva do site de partilha de vídeo mais famoso do mundo. Esta é a história dos vídeos mais influentes e virais da história e da ascensão meteórica de uma start-up até ser uma das maiores entidades corporativas. É a história humana dos que a criaram, das estrelas que originou e dos países cujos destinos alterou. A 23 de abril de 2005, o primeiro vídeo do Youtube, ‘Meet Me at the Zoo’, com a participação do co-fundador Jawed Karim, foi carregado. Dez anos mais tarde, a plataforma de partilha de vídeos detém um poder que fez mudar o mundo – transformando a cultura pop, reescrevendo as regras da política, derrubando governos, redefinindo a natureza das notícias e expondo-nos a todos a coisas como tweaking, planking, Psy, Beiber… Esta é a história de como tudo aconteceu numa única década.

 

Estreia de Os Anos 2000: Domingo, dia 06 de setembro, às 21h40, no NGC.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com