fbpx

“Especial Jogos OlĂ­mpicos no Odisseia”

Pedro Vendeira
10 min leitura

Graças à mais avançada tecnologia, o Odisseia desvenda, dia 16 de julho, às 23h00, os retratos biomecânicos destes atletas, analisando, pela primeira vez, o interior de seres humanos incríveis e a razão porque alcançaram este nível de excelência desportiva.

Os Jogos Olímpicos também são feitos de imagens lendárias que relacionam alguns dos maiores sucessos da história do desporto com as lembranças pessoais dos seus protagonistas.

 “As Melhores Fotos Olímpicas”, que o Odisseia exibe em dois episódios, para assistir a 17 de julho, às 23h00, proporcionam a análise em pormenor destes retratos emblemáticos, vistos à luz do seu contexto histórico e situacional, com o auxilio de atletas de escala mundial como Sergei Bunka ou Frankie Fredericks,

Na companhia de um jogador profissional da Liga Nacional de Futebol Americano, Dhani Jones, o Odisseia empreende na série documental “Desportos do Mundo ”, uma viagem de 10 novos episódios, que atravessam países como a Tailândia, Austrália, Espanha, Nova Zelândia ou Rússia, com o objetivo de aprender e pôr em prática os desportos mais característicos.

De 18 a 31 de julho, às 23h00, Dhani terá uma dupla missão: será o guia que nos aproxima das peculiaridades de cada país, da sua atividade desportiva, cultura e sociedade, tendo ao mesmo tempo que medir as suas capacidades em cada desporto.

 “A Viagem da Tocha Olímpica” é um documentário curioso sobre a história deste inconfundível arauto dos Jogos olímpicos, desde o seu humilde início, até às pomposas celebrações dos dias de hoje, para ver dia 26 de julho, às 22h00.

Esqueça tudo o que acredita saber sobre o doping. EPO, esteroides ou testosterona são histórias do passado. “Doping, Mutação Genética” mostra, dia 27 de julho, às 22h00, que, no futuro mais imediato, o doping não necessitará de agulhas, pílulas ou adesivos, os atletas irão dopar-se geneticamente, numa corrida sem regras em forma de suculentos interesses económicos.

 “Heróis Olímpicos por Acaso” conta as emocionantes histórias de atletas que triunfaram apesar de partirem de um discreto segundo plano, numa série de dois episódios que retrata as façanhas daqueles que melhor encarnam o ideal olímpico, dia 30 de julho, às 22h00.

Esta é a perspetiva surpreendente e insólita de heróis que conseguiram triunfar apesar dos obstáculos com que se depararam, seja por motivos de doença ou fatores extra desportivos de índole social, económica ou política.

O Odisseia recuperou arquivos e entrevistas de atletas apaixonados, rendidos às emoções despertadas ao mais alto nível de competição, para exibir dia 31 de julho, às 22h00, o especial de dois documentários “Desafios do Desporto”, uma exaustiva compilação de algumas das rivalidades mais destacadas ao longo da história dos jogos olímpicos.

Com o espírito de Londres 2012 a pairar no ar, o Odisseia revê de 1 a 12 de agosto, sempre às 23h00, na série documental de seis episódios “O Caminho da Glória”, o desenvolvimento de alguns desportos olímpicos, desde o humilde começo nas olimpíadas de Atenas, em 1896, até ao arrepiante espetáculo de entretenimento de massas em que se tornou nos dias de hoje.

“Atletismo: meia distância”, “Atletismo: Sprinters”, “Atletismo: a maratona”, “Ginástica”, “Desportos Aquáticos” e “Ciclismo” são os documentários que compõem este especial que acompanha o incrível progresso evidenciado por alguns dos desportos individuais que fazem parte do programa olímpico.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com