fbpx

“Especial Jogos Olímpicos no Odisseia”

Pedro Vendeira
10 min leitura

O Estádio Olímpico de Londres é um dos pontos centrais do Parque Olímpico que vai promover a sustentabilidade e ecologia. “Olimpíadas: o Sonho Verde de Londres” apresenta, ao longo de 60 minutos, o colossal trabalho dos paisagistas envolvidos, entre eles o desenho de mais de cem hectares de habitats especializados e a redução do risco latente de inundações.

A preservação do ambiente é um dos temas principais dos Jogos Olímpicos, que pretendem ser os mais sustentáveis e verdes da história. Fique a saber como respondem os organizadores a esta tarefa, na qual se inclui a criação do maior parque urbano do Reino Unido, dia 10 de julho, às 23h00.

A poucos dias do início dos Jogos Olímpicos de Londres, o Odisseia oferece uma compilação dos momentos mais espetaculares, surpreendentes e dramáticos que os atletas do anterior encontro olímpico de Pequim nos deixaram, no documentário “Estrelas Olímpicas de Pequim 2008”, para ver dia 11 de julho, às 23h00.

Michael Phelps, o nadador norte-americano que conseguiu a proeza inédita de ganhar oito medalhas de ouro e o velocista jamaicano Usain Bolt, vencedor de três medalhas de ouro, depois de pulverizar outros tantos recordes mundiais, são alguns dos indiscutíveis triunfadores dos Jogos que marcarão presença neste documentário sobre o caminho, as duras sessões de treinos e os sacrifícios a que se submeteram, até alcançarem a glória olímpica.

 “Semenya, Competir como Mulher” que o Odisseia exibe, dia 12 de julho, às 23h00, dá a conhecer Caster Semenya, a jovem atleta, de uma remota aldeia da África do Sul, que depois de ultrapassar todos os obstáculos até ser a melhor do mundo, no campeonato mundial dos 800 metros celebrado em Berlim, em 2009, teve que enfrentar um desafio ainda maior por parte da opinião pública: os rumores sobre o seu sexo, devido ao seu imponente físico.

Com imagens de arquivo do vasto catálogo olímpico e entrevistas com membros do Comité Olimpico Internacional e reconhecidos atletas, o Odisseia faz um longo percurso pela evolução das “Olimpíadas, Desporto em Evolução”, dia 13, às 23h00, com o objetivo de mostrar como este espetáculo, sempre em mudança, soube manter a relevância e a inspiração original cento e dezasseis anos depois.

 “Paralímpicos, Atletas sem Limites” apresenta alguns dos atletas mais destacados: um futebolista cego que “vê” através do ouvido; dois jogadores de rugby em cadeira de rodas, um cavaleiro que controla o seu cavalo com as ancas, uma atleta que compete com uma prótese numa perna e uma nadadora que sofre de paralisia cerebral que lhe afeta completamente o lado direito do corpo.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com