fbpx

BIO revela o mundo dos ‹‹Distúrbios Alimentares››

Pedro Vendeira
13 min leitura

Bio-Disturbios-Alimentares

A obesidade mórbida constitui um dos maiores riscos de mortalidade no mundo. A bulimia e os distúrbios que provoca afetam de forma crescente e alarmante parte da juventude ocidental. Em Julho, o BIO dedica um Especial aos distúrbios alimentares através das séries Questão de peso e Comer ou não comer que submetem diferentes obesos mórbidos a um tratamento de emagrecimento e aprofundam o incompreendido mundo de perigosos distúrbios alimentares como a bulimia e a anorexia.

O Canal BIO transmite a partir de segunda-feira, 1 de Julho, às 20h00 o especial de programação Distúrbios Alimentares.

QUESTÃO DE PESO

Nas duas temporadas deste insólito documentário dramático, seguimos várias pessoas que enfrentam as graves consequências que a obesidade extrema de que sofrem provoca na saúde. O efeito desta situação nas suas relações pessoais, nas carreiras e na sua vida pode tornar-se desmoralizador e desesperante. Em cada episódio, duas pessoas que sofrem de obesidade mórbida são submetidas a um tratamento de emagrecimento de seis meses para tentar recuperar a sua dignidade. As suas vidas sofrem uma transformação incrível quando aprendem a viver de forma mais sã e compreendem as causas do seu vício em comida e o consequente descontrolo de peso.

RICKYWAYNE E JESSICA (Ep. 2)

Rickywayne tem 35 anos e pesa 251 quilos. Começou a engordar quando estava no quinto ano. Rickywayne era muito criativo na altura de conseguir comida extra, de forma que acabava por fazer seis ou sete refeições principais por dia. Após perder a mãe, Rickywayne sente-se culpado, o que o leva a comer descontroladamente. Agora, terá de perder peso se não quer perder a vida.

Por outro lado, Jessica, que tem 28 anos e pesa 130 quilos, sempre foi conhecida como “a miúda gorda”. Jessica lutou contra uma compulsão patológica que a incita a comer e não deixar nada no prato. Agora, receia que se não emagrecer, a família continue a deixá-la à margem e a excluí-la.
Segunda-feira, 1, às 20:00. Terça-feira 2 às 01:15, 10:55 e 15:25.

SHARON E ASHLEY (Ep. 3)

A vida de Sharon foi marcada pela tragédia. Após perder a mãe, Sharon engordou 45 quilos e após o suicídio do filho, engordou outros 27. Agora, com 47 anos e 166 quilos, Sharon sabe que deve fazer algo em relação ao peso ou poderá ser a próxima pessoa a perder a família.
Por outro lado, Ashley já pesava mais de 104 quilos quando se formou no instituto. Entre uma infância problemática e uma paixão por festas, continuou a engordar até pesar quase 136 quilos. Ashley está cansada de se sentir “feia, gorda e com pouca saúde” e sabe que é o momento de recuperar a sua vida se quer casar e criar a família que sempre desejou.

Segunda-feira, 1, às 20:45. Terça-feira 2 às 02:05, 11:40 e 16:10.

TRAVIS E LINDY (Ep. 4)

O vício de Travis por comida impede-o de ver os prejuízos que está a provocar no corpo e na sua família. Com 34 anos e 195 quilos de peso, Travis está preso num círculo vicioso de comida e depressão. Se não muda agora, os médicos avisaram-no de que corre o risco de deixar a mulher viúva sozinha, a criar o filho de ambos, de 7 anos, e o bebé que vem a caminho.

Entretanto, Lindy, que tem 37 anos e pesa 129 quilos, era a rapariga mais popular da escola. Lindy estava muito magra, era animadora e tinha o mundo aos pés. Contudo, após 17 anos de casada, o marido disse- lhe que estava demasiado gorda e acabaram por se separar. Desde o divórcio, Lindy engordou 79 quilos e as filhas não querem saber dela. Lindy precisa de emagrecer por forma a poder recuperar a sua vida e a família.

Segunda-feira, 8, às 20:00. Terça-feira 9 às 03:05, 10:40 e 15:20.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com