fbpx

«Big Cat Week» no Nat Geo Wild

Pedro Vendeira
8 min leitura

Nat-Geo-Wild

Velocidade. Poder. Inteligência. Beleza. Durante milhares de anos os grandes felinos estiveram no topo da cadeia alimentar como verdadeiros tesouros da vida selvagem, mas à medida que a civilização se foi expandindo, o seu habitat natural foi diminuindo. Hoje em dia, todas as espécies felinas do mundo estão em perigo, incluindo leões, tigres, chitas, jaguares e pumas. Durante cinco anos, o Nat Geo Wild virou as suas lentes para estas majestosas criaturas e criou a sua semana anual dedicada a estes animais – a Big Cat Week – para dar luz às suas batalhas e para relembrar os espectadores da importância deles no mundo.

O Nat Geo Wild apresenta a sua quinta semana Big Cat Week que começa no domingo, dia 15 de fevereiro e que se prolonga até ao dia 22 de fevereiro. O grande perseguidor de felinos, Boone Smith, é colocado num desafiante teste em Man vs Lion, quando é colocado dentro de uma caixa de acrílico no meio de um banquete de leões. Mas, antes de Boone ser colocado dentro da caixa, ele vai testar a força e a velocidade de um leão para que saiba exactamente o que vai ter de enfrentar. À medida que Boone se “senta” à mesa de jantar e se arrisca a ser comida de leão, ele vai estar sempre no sítio onde toda a ação acontece, testemunhando as habilidades de caça dos leões em primeira mão e revelando o quão fortes podem ser os maxilares de um leão e quanto pesam conseguem levantar apenas com a boca.

Para além desta estreia, o Nat Geo Wild tem também: Future Cats, um fantástico olhar para os felinos do futuro, usando imagens CGI para ilustrar como os grandes felinos podem evoluir em cenários planetários extremos, incluindo um mundo deserto ou um mundo de água; Tiger’s Revenge, um documentário sobre a rivalidade entre duas irmãs tigres no parque nacional Ranthambore, na Índia; Lion Gangland, um olhar aprofundado para um grupo de leões que batalha debaixo de um calor abrasador para conseguir comida e água e uma coligação perigosa e rival para sobreviver; Tiger Wars, a história de tigres que reivindicaram um antigo reino na Índia; e Mystery of the Lynx, um documentário sobre o lince ibérico, o felino em maior risco de extinção do mundo e a sua luta pela sobrevivência da espécie.

Mais do que um evento televisivo, a Big Cat Week é uma extensão da Big Cats Initiative, um compromisso da National Geographic Society para travar a caça furtiva, para salvar o habitat dos felinos e lançar o alerta de que são necessários grandes passos para salvaguardar os felinos em todo o mundo. Esta iniciativa global apoia ativamente, e no terreno, projetos de conservação e educação para ajudar a reverter o rápido desaparecimento das populações de grandes felinos. Para mais informações acerca desta iniciativa, visitar: causeanuproar.com.

Sinopses de alguns episódios:

MAN V. LION: 15 de fevereiro, às 17h00

Este especial dá uma visão a fundo dos atributos físicos únicos dos leões, das suas estratégias complexas de caça e da sua hierarquia complexa. O programa segue Boone Smith através da Reserva Animal Nambiti, enquanto este procura um conjunto de leões enquanto caçam e procuram companheiros, ficando por fim face a face com eles “Na Caixa”. Usando o “Escudo Predador“ e um arsenal dos equipamentos de filmagem mais avançados, a nossa equipa de expedição pela vida selvagem terá uma perspetiva sobre o mundo dos leões como nunca antes visto pela comunidade científica.

 

FUTURE CAT: 16 de fevereiro, às 17h00

Já vimos o passado e o presente dos grandes felinos mas, até agora, nunca conseguimos imaginar o seu futuro! Com efeitos especiais de topo, Future Cat explora os desafios futuros que poderão esperar os grandes felinos. Especialistas discutirão a possibilidade de cenários planetários extremos e as adaptações que os grandes felinos terão de fazer para sobreviver. Ninguém sabe o que os espera no futuro. Mas o que sabemos é que já provaram ser sobreviventes. Os especialistas que melhor os conhecem acreditam que, apesar de tudo o que a natureza lhes imponha existe uma boa probabilidade de eles se conseguirem adaptar para se manterem no topo da cadeia alimentar.

 

TIGER WARS: 17 de fevereiro, às 17h00

Em tempos uma reserva de caça para os Maharajás Indianos, o Parque Nacional de Bandhavgarh, é agora um dos habitats de tigres mais importantes que restam na Ásia. Dentro do Parque, um palácio abandonado é casa de uma próspera população de tigres, morcegos, cobras e macacos que partilham o seu domínio com um sacerdote solitário. O tigre dominante que governou o território durante anos está agora a ser desafiado por um macho mais novo e forte.

 

LION GANGLAND: 18 de fevereiro, às 17h00

Num canto remoto do Serengeti, um grupo de leões único chamado “Vumbi” luta contra o elevado calor, escassez de água e comida e uma perigosa coligação rival na sua luta pela sobrevivência. É uma paisagem desafiante e sem dó, não apenas para os leões, mas também para os fotógrafos que tentam trazer a sua história. Usando décadas de experiência e uma hoste de material de alta tecnologia – incluindo robôs, drones e câmaras de visão nocturna, o fotógrafo de renome da National Geographic, Michael “Nick” Nichols, e o cinematógrafo Nathan Williamson fazem o que podem para conseguir a história íntima destes leões intrépidos, que desafiam as probabilidades e não só sobrevivem como prosperam numa das paisagens mais agrestes do continente africano.

 

TIGER’S REVENGE: 19 de fevereiro, às 17h00

Tiger’s Revenge é a história de duas irmãs tigre – Sundari, poderosa mas incapaz de engravidar há mais de 2 anos e a sua irmã Krishnaa, com uma ninhada de três filhotes saudáveis. Eles vivem no Parque Nacional de Ranthambore no Rajastão, na Índia, um forte antigo e magnífico que foi, em tempos, governado pelos maharajás do Rajastão, e que se torna no centro da sua rivalidade. O resultado são alianças secretas, feridas de batalha e um desaparecimento misterioso.

 

MYSTERY OF THE LYNX: 22 de fevereiro, às 17h00

O lince ibérico é provavelmente o felino mais bonito do mundo. No entanto, poderá também ser o menos conhecido. É certamente o felino em maior risco de extinção e mais raro do mundo. Mas, mesmo no seu último fôlego, o lince ibérico está a saltar novamente para a vida – com uma grande dose de ajuda dos seus amigos. O salto do lince ibérico do abismo sem esperança para um futuro sustentável é um drama verdadeiramente inspirador sobre o futuro da coexistência entre humanos e a vida selvagem.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com