fbpx

Audimetria Semanal (93)

A Televisão
8 min leitura

Muito boa noite. A nonagésima edição da Audimetria Semanal já está em linha. Neste sábado, as subidas, as descidas e as estreias são o centro da sua rubrica de eleição. Assim sendo, e para além da última gala da Voz de Portugal há uma semana, do início do ciclo de A Tua Cara Não Me É Estranha, da aposta da TVI em Dá Cá Mais 5 antes do Jornal das 8, da estranha vitória de Querida Júlia frente à concorrência e, por fim, dos resultados do magazine A Conversa dos Outros na RTP2, também Intriga Fatal da estação de Queluz de Baixo não é esquecida.

Mas há mais! Preparado para entrar na última Audimetria Semanal de janeiro?

Seja bem-vindo!

O Destaque

Tuacaranomeestranha 2 Audimetria Semanal (93)

A estreia de A Tua Cara Não Me É Estranha ocorreu no último domingo. Com o lead-in da partida entre o Futebol Clube do Porto e o Vitória de Guimarães, a nova aposta do canal da Media Capital surpreendeu nos quadros das audiências. Assim sendo, o programa conduzido por Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha conseguiu ser o segundo programa mais visto desse dia, ao alcançar 13,1% de rating e 43% de share. Para trás ficaram Ganha Num Minuto e a série da RTP1, Velhos Amigos.

Por outro lado, e com uma programação tão forte no dia 22 de janeiro, também o Jornal das 8 conseguiu vencer a concorrência, com uma audiência média de 12,8%.

Assim, na estação de Carnaxide, Marco Horácio ficou abaixo de Fama Show (o sexto programa mais visto de domingo), uma vez que não foi além dos 7,7% de rating e 22% de share. Depois de uma estreia auspiciosa, Ganha Num Minuto revelou-se insuficiente para um horário nobre na TVI composto por talent-shows, futebol e pelo famoso comentário de Marcelo Rebelo de Sousa. Terá sido este valor uma excepção, ou o mesmo se passará amanhã?

Ficaremos à espera de saber qual a escolha dos portugueses, até porque a partida entre o Feirense e o Sport Lisboa e Benfica está agendado para esta noite na estação de Queluz de Baixo.

Estás aí?1Direto Dstk Audimetria Semanal (93)

A última gala da Voz de Portugal surpreendeu. Apesar de não ter registado uma grande subida nas tabelas da Marktest, conseguiu alcançar a sexta posição no top dos quinze programas mais vistos do dia. Catarina Furtado, os mentores e os concorrentes do talent-show da estação pública tornaram-se mais apetecíveis do que Doctor White, Até à Verdade e Intriga Fatal.

Afinal, e feitas as contas, o concurso da RTP1 registou 7% de rating e 22,8% de share. Já o Caminho Para a Felicidade da SIC ficou-se abaixo dos 20% no que diz respeito à quota de mercado. Um resultado diferente daquele que foi obtido há cerca de duas semanas. Estarão os sábados da televisão portuguesa menos competitivos? Penso que sim, no entanto, e com o jogo de futebol nesta noite, os valores alcançados serão substancialmente diferentes.

Conseguirão Catarina Furtado, Miguel Stanley e Rita Ferro Rodrigues sobressair-se no dia de hoje?

Surpresa

Independentemente de ter começado mais cedo ou mais tarde do que Você na TV! e A Praça da Alegria, Querida Júlia registou o melhor resultado de 2012 na última quinta-feira. Afinal, o talk-show da estação de Carnaxide alcançou 3,1% de audiência média e 27,1% de share. Apesar de o programa apresentado por Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha ter obtido uma quota de mercado superior, Júlia Pinheiro ficou à frente da concorrência no que toca à média de telespetadores que seguiu o seu programa anteontem. Afinal, será esta uma meta importante para o talk-show da SIC, ou apenas um descuido da concorrência? Por outro lado, e se o grande culpado deste resultado está no facto de Querida Júlia ter começado por volta das 10h30, não será essa a solução para se alcançarem resultados mais satisfatórios? Fica a pergunta!

A Conversa Dos Outros Audimetria Semanal (93)

Num outro plano, não esquecer igualmente a grelha de programação da RTP2 no último domingo. A Conversa dos Outros é um magazine transmitido por volta das 19h00, que conta como temas centrais as histórias dos bairros lisboetas, as pessoas, as soluções para a melhoria da qualidade de vida na cidade. Assim, parece que esta foi uma aposta interessante por parte do segundo canal, na medida que foi o programa mais visto do mesmo no dia 22 de janeiro. Da autoria de Miguel Braga, o formato conseguiu uma audiência média de 1,3% e um share na ordem dos 3,8%, ficando à frente de Hoje, Desporto 2, ou da mítica série Os Simpsons.

Uma boa ideia para os finais de tarde de domingo!

Out

Apesar de ter sido anunciado com pompa e circunstância, o início do ciclo dos telefilmes da estação de Queluz de Baixo passou despercebido para os telespetadores. No último sábado, Intriga Fatal ficou atrás da concorrência, nomeadamente da Voz de Portugal. Em décimo terceiro lugar na tabela dos quinze programas mais vistos do dia, a aposta da TVI não foi além dos 5,5% de audiência média e 24,3% de share. Sim, foi apenas o começo, no entanto até que ponto melhores resultados serão alcançados no futuro? A meu ver, o horário em que são transmitidos, assim como a sua duração, não ajudam para a captação de audiência.

Por fim, de salientar igualmente o especial de Dá Cá Mais 5 na última sexta-feira. O concurso apresentado por Leonor Poeiras não surpreendeu. O lead-in do Jornal das 8 foi de tal forma inferior ao da concorrência, que o noticiário não apareceu no top dos 5 programas mais vistos do dia. O Telejornal e o Jornal da Noite levaram assim a melhor sobre a informação da TVI, num dia em que a série Morangos com Açúcar não foi transmitida. Uma má aposta da direção de programas, que levou a uma queda das audiências num horário importante.

O que vêem os mais novos?

Logo Mca Ix Audimetria Semanal (93)

O top 3 dos mais vistos pelo jovens é composto por apostas da TVI. Se a série Morangos com Açúcar liderou com 17,5%, o Jornal das 8 ocupou o segundo lugar, com 15,6%. Por fim, a novela Doce Tentação registou 13,3%. Nenhum programa da RTP1 marcou presença neste ranking, ao contrário da SIC, sendo o Jornal da Noite aquele que mais se destacou, com 12%.

Até para a semana!

Siga-me:
Redactor.