fbpx

Audimetria Semanal (89)

A Televisão
11 min leitura

Audimetria Semanal2 Audimetria Semanal (89)

Boa tarde, seja bem-vindo à octogésima nona edição da Audimetria Semanal, a última de 2011. Nos sete dias que se passaram desde a véspera de Natal, algumas oscilações nas audiências foram destacadas. Assim sendo, a estreia de Gosto Disto!, na segunda-feira, é um dos pontos centrais da rubrica de hoje, assim como a inteligente aposta do segundo canal em transmitir de segunda a sexta-feira os grandes filmes de Pedro Almodóvar.

Na TVI, a saga da Idade do Gelo obteve excelentes resultados, ao contrário do cinema transmitido pelo primeiro canal no espaço Noites Mágicas. Ainda assim, as novelas do início das tardes da RTP1 são também destacadas, a par do programa que maior atenção registou por parte das classes A e B.

Por fim, de salientar que elegi os programas que marcaram esta rubrica no ano de 2011 em quatro distintas categorias: Informação, talk-shows, reality shows e ficção.

Está preparado para embarcar na nova edição da Audimetria Semanal? Então aperte o cinto e… desfrute da viagem pelas audiências dos últimos sete dias!

O Destaque

La Mala Educacion Audimetria Semanal (89)

É para mim uma das grandes novidades da grelha de programação do segundo canal, e que mereceu a atenção de vários telespetadores. A ideia de Jorge Wemmans em transmitir alguns dos filmes de Pedro Almodóvar foi interessante, o que levou a que o segundo canal registasse resultados razoáveis a partir das 23h45. Por exemplo, Má Educação, emitido nesta quinta-feira, alcançou 1,1% de audiência média e 5,7% de share, tendo sido o quinto programa mais visto do dia da RTP2.

Atrás dele ficaram, por exemplo, as séries Dois Homens e Meio, Chuck e Ferreirinha, assim como o bloco matinal de desenhos animados de Zig Zag.

Com uma obra tão vasta em termos de filmes de autor, e com um filme estreado há muito pouco tempo, La Piel que Habito, fez todo o sentido a direção de programas do segundo canal reunir a coletânea de obras de Pedro Almodóvar e criar um hábito televisivo para os telespetadores que apreciem cinema.

Numa altura em que se fala do papel secundário assumido pela RTP2, ideias deste género vêem contrariar as críticas realizadas por vários portugueses.

Estás aí?

Gostodisto Audimetria Semanal (89)

Gosto Disto! estreou na última segunda-feira. Em termos de audiência, não surpreendeu em massa os telespetadores. Afinal, o novo programa conduzido por Andreia Rodrigues e César Mourão vem centrar-se em produtos já destacados noutros formatos, e não apenas no extinto Tá a Gravar. Também os noticiários apostam cada vez mais em vídeos bastante populares na Internet (caso do “sai da frente Guedes”), assim como os conhecidos magazines de início das tardes das generalistas, como E-Especial ou Fama Show.

Assim, e apesar de ter noção de que o boom do programa irá ocorrer quando os diários da segunda temporada da Casa dos Segredos 2 deixarem de ser emitidos, ou seja, na próxima segunda-feira, a estreia do mesmo passou despercebida. Em números, Gosto Disto! não só se ficou pelos 9,1% de audiência média e 21,4% de share, como não foi além de um décimo lugar na tabela dos mais vistos de segunda-feira.

Apesar de tal resultado, é de salientar que, na quinta-feira, o programa já havia alcançado o sexto lugar no mesmo ranking, distanciando-se em larga escala d’O Elo Mais Fraco. Veremos como serão os resultados na primeira semana de 2012.

In & Out

Noitesmagicas 211211 Audimetria Semanal (89)

Se na RTP2 o cinema é o ponto forte desta semana da Audimetria Semanal, na RTP1 o espaço Noites Mágicas foi suplantado pela concorrência. Assim, e independentemente da qualidade do filme transmitido, muitos são os telespetadores que preferiram acompanhar a ficção da SIC e TVI, ou então centrar a sua atenção nos canais temáticos.

Match Point, por exemplo, transmitido na quinta-feira, não conseguiu registar os dois dígitos no que toca à quota de mercado. Por outras palavras, obteve 2,5% de audiência média e 9% de share, um resultado muito fraco para uma estação a partir das 22h26.

Será que com a estreia da sexta temporada de 5 Para a Meia-Noite no primeiro trimestre de 2012, os portugueses passarão a ganhar um maior interesse pelas noites do primeiro canal?

Se o cinema da estação pública está Out, as novelas brasileiras estão In. Com os últimos capítulos de Ribeirão do Tempo e com o desenrolar da história de Direito de Nascer, nem Ilha dos Amores, nem Perfeito Coração conseguiram alcançar resultados razoáveis. Afinal, e depois do término de Alma Gémea, a RTP1 voltou a ser a anfitriã dos início das tardes dos dias úteis.

Com uma média de 28% de share, será mesmo a decisão de encerrar o capítulo de ficção brasileira no primeiro canal acertada?

Surpresa

Idade Do Gelo 3 Audimetria Semanal (89)

Apesar de os filmes de animação terem sido um dos pontos fortes da grelha de programação da estação de Carnaxide, também a TVI somou audiências nessa área. Por exemplo, a estreia de Idade no Gelo 3: Dawn of the Dinossaurs alcançou o nono lugar na tabela dos quinze programas mais vistos do dia, com uma audiência média de 7,4% e um share de 39,2%.

Transmitido após o término do Jornal da Uma do dia 25 de dezembro, a TVI alcançou a liderança até às 17h30, uma vez que também Alvim e os Esquilos 2 ocupou o primeiro lugar no seu horário.

A estação de Queluz de Baixo esteve assim de parabéns, pois nem à noite a concorrência conseguiu ficar à sua frente, apesar da estreia de um filme de animação bastante prestigiado: Toy Story 3.

Assim sendo, se a produção em causa alcançou os 10,6% de rating e 28,6% de share, a penúltima gala da Casa dos Segredos obteve 14,1% de audiência média e 42,2% da quota de mercado.

As preferências das classes A e B:

Casa Dos Segredos Audimetria Semanal (89)

Na semana entre 19 e 25 de dezembro, o programa eleito pelas classes com um poder de compra superior foi o diário da Casa dos Segredos, apresentado por Leonor Poeiras, na segunda-feira.

Afinal, não é só a SIC a chamar a atenção dos principais targets comerciais!

O melhor de 2011

A estreia de Portugal tem Talento, a conquista de telespetadores por Laços de Sangue, o início do ciclo de A Tarde É Sua, Agora É Que Conta ou Dá Cá Mais 5, foram pontos analisados pela Audimetria Semanal. Por outro lado, A Voz de Portugal, o sucesso de João Manzarra à frente de Chamar a Música, o desastre de Canta Comigo conduzido por Rita Pereira, não foram esquecidos pela rubrica de audiências d’A Televisão.

Mais há mais, aliás, muito mais! Mesmo assim, tive em conta quatro áreas de conteúdos na televisão nacional.

Aqui vão os prémios para os que mais surpreendem nos ecrãs das generalistas:

Informa̤̣o РRTP1

A estação pública, apesar da queda geral da Informação nas generalistas conseguiu manter a liderança nos três horários em que está presente. Bom Dia Portugal continuou a liderar, o Jornal da Tarde não deu tréguas à concorrência, mesmo com aproximação do Jornal da Uma em algumas semanas, e o Telejornal manteve-se no primeiro lugar.

A RTP1 voltou a ganhar à concorrência na Informação!

Talk-shows РVoc̻ na TV!

Mesmo com a estreia de Querida Júlia, Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha continuaram intactos na liderança. Com um share diário na maior parte dos dias superior a 30%, Você na TV! foi o vencedor de 2011 na área dos talk-shows. Afinal, nem à tarde se verificou um concorrente à sua altura. Aliás, Fátima Lopes esteve longe disso, assim como Conceição Lino e a dupla de Portugal no Coração, João Baião e Tânia Ribas de Oliveira.

Será 2012 um ano tão positivo para o canal da Media Capital no horário entre as 10h00 e as 13h00?

Reality shows

Sem dúvida que a estreia da primeira temporada de Peso Pesado fez parar o nosso país. Afinal, o valor alcançado (18,4% de audiência média e 44,8% de share), tornaram-no no mais visto desta categoria no ano que passou. Por outro lado, de salientar igualmente o início da segunda temporada da Casa dos Segredos. Mesmo tendo sido o resultado inferior ao começo da primeira edição, o regresso de Teresa Guilherme marcou os telespetadores, com números na ordem dos 15,1% de rating e 45,1% de share.

Como serão os valores finais dos reality shows na noite de hoje?

Fic̤̣o РLa̤os de Sangue

O final de Diana em Laços de Sangue prendeu milhares de telespetadores aos ecrãs da SIC. Afinal, e depois de um ano a surpreender a novela alcançou no último capítulo o melhor resultado desde a sua estreia: 16,1% de audiência média e 37,8% de share.

A estação de Carnaxide provou que há espaço para outras histórias para além das de Queluz de Baixo, e que é afinal possível vencer a TVI no campo da ficção. Basta alguma imaginação, um leque de atores poderoso e, por fim, alguma falta de atenção da concorrência.

Até para a semana!

Siga-me:
Redactor.