fbpx

Audimetria Semanal (80)

A Televisão
7 min leitura

Audimetria Semanal2 Audimetria Semanal (80)

Boa noite. Há oitenta semanas que a Audimetria Semanal chegou aos ecrãs nacionais. Depois de várias alterações, a verdade é que tem sido proveitoso semanalmente contar consigo. O trabalho aqui desenvolvido já vem de trás, contando com cerca de cinco anos.

Ao nome da rubrica foi acrescentada a inexperiência de um jovem que tentava escrever sobre os valores que atualmente regem a televisão e as respetivas receitas publicitárias. Assim, e ao fim de oitenta semanas e dois anos de uma simples Audimetria diária, posso afirmar que tenho aprendido de semana para semana com as audiências dos ecrãs nacionais e, igualmente, consigo.

As ideias e opiniões aqui expostas incluem sempre uma possível análise mais exaustiva sobre diversos temas das minhas, suas e nossas RTP1, RTP2, SIC e TVI.

Neste sentido, este sábado não é excepção! Sintonize-se na octagésima edição da Audimetria Semanal!

RTP1

Mudar De Vida Audimetria Semanal (80)

Apesar de se dedicar a Sociedade Civil há vários anos, Fernanda Freitas tem produzido outros trabalhos na estação pública. Com a mesma qualidade que o formato da RTP2, Mudar de Vida, agora com um novo cenário e apresentadora, tem surpreendido milhares de portugueses. Num atual clima de crise e de pouca esperança em relação a um melhor futuro, a aposta do primeiro canal tem surtido efeito junto dos telespetadores.

Por exemplo, na emissão de segunda-feira, os valores alcançados foram positivos. Sabendo que na concorrência eram transmitidos os últimos minutos dos noticiários e o início dos diários dos dois conhecidos reality-shows, Peso Pesado 2 e Casa dos Segredos 2, Mudar de Vida ocupou a oitava posição dos dez programas mais vistos do dia.

Em números, o programa agora conduzido por Rosária Salgueiro obteve 7,8% de audiência média e 18,4% de share. Apesar de ter ficado abaixo dos 20 pontos, é de acrescentar que o formato significa uma mais valia para o horário nobre da RTP1, segurando uma razoável fatia de telespetadores para o concurso de cultura geral que é transmitido logo de seguida.

E se fosse sempre assim?

RTP2

5 Para A Meia Noite 2011 Audimetria Semanal (80)

Terminou no dia de ontem a quarta temporada do tão conhecido 5 Para a Meia-Noite. Com ou sem Amo Você, novas apresentadoras, ou as mais interessantes entrevistas, o programa da RTP2 irá deixar saudades. Depois da entrada de Carla Vasconcelos e Luísa Barbosa, o talk-show ficou a ganhar uma refrescantes mudança nas noites de segunda-feira e sexta-feira.

Assim, neste 28 de outubro 5 Para a Meia-Noite despediu-se com um honroso resultado. Sem o tempo de verão a ajudar a fixar os telespetadores aos ecrãs nacionais a partir da meia-noite, o programa conseguiu ser o sétimo mais visto da RTP2 nesse dia, alcançando 0,7% de audiência média e 5,2% de share.

Mesmo já não oferecendo a surpresa que a primeira temporada incluía, é importante salientar que o talk-show conseguiu manter o interesse e, igualmente, proporcionar uma excelentes gargalhadas. Um mérito dos cinco apresentadores e, igualmente, da produção.

SIC

A reposição de Perfeito Coração no início de tardes da estação de Carnaxide correu bem. Na segunda-feira, o primeiro episódio da novela alcançou nada mais nada menos do que 4% de audiência média e 28,6% de share. O episódio que se seguiu de Alma Gémea registou igualmente um bom resultado: 3,9% de rating e 30,9% de share. Ambas as produções conseguiram vencer a concorrência, e proporcionar um razoável lead-in a Boa Tarde.

Apesar de tal realidade, na sexta-feira os resultados não foram semelhantes e, como tal, as posições alteraram-se. Assim, Perfeito Coração registou apenas 2,8% de rating e 21,2% de share, perdendo para Ribeirão do Tempo, que subiu para os 4,3% de audiência média e 32,5% de share. Já Revelação aproximou-se de Alma Gémea. Enquanto a primeira atingiu os 3% de audiência média e 27,4% de share, a segunda venceu com 3,1% de rating e 27,6% de share.

Apostar na ficção em português após os noticiários da hora de almoço parece não correr na perfeição às privadas ou, pelo menos, à primeira vista. Ilha dos Amores ainda não se impôs, e Perfeito Coração poderá caminhar para esse caminho. Será que a estação de Carnaxide e os telespetadores irão inverter essa realidade?

TVI

Estreou na segunda-feira o novo programa das tardes da TVI. Dá Cá mais 5, foi para o ar com novos jogos e marcou o regresso de Leonor Poeiras ao formato que a viu crescer na estação de Queluz de Baixo. Sem fugir muito ao que foi Quem Quer Ganha, o programa não pareceu cativar de forma entusiasta o público generalista, alcançado na sua estreia uma audiência média de 2,9% e um share de 18,3%.

Ao longo da semana, a nova aposta da TVI não pareceu assustar a concorrência que se manteve intacta na frente. A apresentadora, tendo em conta a sua já larga experiência na condução de programas de formato idêntico, não conseguiu esticar as audiências o suficiente para fazer deste um programa vencedor, isto sem colocar em causa o seu profissionalismo e reconhecimento público, que sobem a olhos vistos.

É de salientar, apesar de tudo, o esforço da apresentadora em tentar com que os telespectadores acompanhem o formato, uma vez que o mesmo se baseia num autêntico call-tv, contribuindo consideravelmente para o aumento de riqueza da estação.

Conseguirá Leonor Poeiras inverter o sentido do grande monstro que são as audiências?

Número da semana

10,5

Foi este o share alcançado pela última emissão de Nico à Noite. O programa conduzido por Nicolau Breyner foi o oitavo mais visto da estação pública, com 3,4% de audiência média.

Siga-me:
Redactor.