fbpx

Audimetria Semanal (73)

A Televisão
8 min leitura

Audimetria Semanal2 Audimetria Semanal (73)

A estreia de Morde & Assopra aconteceu na segunda-feira. Com os últimos episódios de Ti Ti Ti, a direção de programas da estação de Carnaxide decidiu apostar numa nova novela brasileira, para competir com a nona temporada de Morangos com Açúcar. O último episódio da oitava série da TVI foi para o ar no dia de ontem, dando um novo futuro ao amor entre Marta e Lourenço.

Se nas privadas, a ficção voltou a marcar a semana, nos canais estatais a história foi outra. A repetição de Verão Total não correu bem à RTP1, levando-nos a questionar se, de facto, ainda vale a pena apostar no formato. Apesar disso, no segundo canal, a transmissão do Campeonato do Mundo de futebol de praia conseguiu alcançar resultados razoáveis, uma vez que algumas das partidas ultrapassaram os 10% de share.

Com a nova grelha de programação dos mais variados canais, incluindo os do Cabo, a chegar, o verão dá os últimos cartuxos nas generalistas. Seja, por isso, bem-vindo à septuagésima terceira edição da Audimetria Semanal!

RTP1

A nova temporada de Verão Total para os meses quentes de 2011 não correu na perfeição à estação pública. O talk-show apresentado pelos mais diversos profissionais conseguiu, numa primeira série, bons resultados, que fizeram com que a direção de programas do primeiro canal voltasse a investir nele. No entanto, e passados quatro anos, as audiências não são as mesmas. Apesar de existirem ainda muitos locais de Portugal por visitar, muitas pessoas por entrevistar, muitas tradições por descobrir, são os mais jovens que acabam por ditar os números.

Não desfazendo a boa opção da estação pública em dar férias a Praça da Alegria e a Portugal no Coração, a verdade é que a surpresa de Verão Total já não existe. De certa forma, Portugal uniformizou-se aos mesmos sítios, às mesmas capitais de distrito, às mesmas cidades. Talvez por isso, os portugueses tenham deixado de seguir o trabalho de Jorge Gabriel, Sónia Araújo, João Baião, Tânia Ribas de Oliveira, ou de tantos outros profissionais, durante as férias dos jovens.

Neste sentido, e depois de três meses com emissões repletas de histórias semelhantes a tantas outras e atuações em playback dos mais diversos artistas a ganharem dinheiro e a promoverem os seus espetáculos, os compactos (repetições) que estão agora a ser transmitidos nas manhãs e tardes de semana não são uma boa oferta televisiva. Os 12,6% de share alcançados na emissão da tarde da última segunda-feira demonstram exatamente essa realidade.

RTP2

Campeonato Do Mundo Futebol Praia Audimetria Semanal (73)

A aposta no desporto por parte do segundo canal tem dado resultado. Se, no primeiro canal, o verão significa transmitir as mais diversas repetições, a RTP2 vê nos meses quentes uma oportunidade para captar a atenção de novos telespetadores. A transmissão dos Mundiais de Atletismo na Coreia do Sul, foi um bom exemplo disso, assim como as partidas do Campeonato do Mundo de Futebol de Praia.

Com a seleção nacional em competição, os resultados foram satisfatórios, com alguns jogos a ultrapassarem a barreira dos 10% de share. Por exemplo, a partida entre Portugal e o Senegal da última quinta-feira registou, a partir das 15 horas e 53 minutos, 1,6% de audiência média e 13,3% de share, tendo sido o segundo programa mais visto do dia da RTP2 (foi apenas ultrapassado pelo noticiário Hoje).

A direção de programas do segundo canal sabe como contrariar as más audiências televisivas durante o verão, vendo nesta estação do ano uma autêntica oportunidade para subir a média das audiências. Um bem haja por tal atitude!

SIC

Modre Assopra Audimetria Semanal (73)

Já estreou a nova novela dos finais de tarde da estação de Carnaxide. Foi na segunda-feira que Morde & Assopra iniciou a jornada pela grelha de programação do terceiro canal, e as audiências foram agradáveis. Com 5,3% de rating e 25,9% de share, a produção da TV Globo saiu-se bem, contudo não superou o resultado de Alma Gémea, que foi a destacada da SIC na última edição da Audimetria Semanal.

Apesar de Ti Ti Ti estar numa fase bastante competitiva ao nível audiométrico (venceu o penúltimo episódio de Morangos com Açúcar na última quinta-feira), Morda & Assopra terá ainda de fazer um longo percurso para atingir tal patamar. Por outras palavras, o regresso dos diretos de Preço Certo e de Fernando Mendes aos ecrãs do primeiro canal, e a nova temporada da série da estação de Queluz de Baixo que tem por lema Persegue o teu Sonho, irão dificultar o sucesso de Morde & Assopra.

Tendo até agora alcançado uma média de 23% de share, esta nova novela não terá vida fácil a partir do final de Ti Ti Ti, prejudicando assim o arranque do Jornal da Noite. É, desta forma, um ponto negativo para a reentré da estação de Carnaxide, que irá acontecer a fundo com o regresso dos mais jovens à vida de estudante.

TVI

Se, na semana passada, Sedução se despedia dos ecrãs da estação de Queluz de Baixo, nesta sexta-feira foi a vez de a oitava temporada de Morangos com Açúcar dizer adeus aos telespetadores mais fiéis. David Carreira e Gabriela Barros deram asas ao amor que unia as suas duas personagens, e o último episódio terminou com uma atuação de todo o elenco desta série repleta de música, dança e alegria.

Mais um ano se passou, mais um ano em que envelhecemos, e mais um ano em que a estação de Queluz de Baixo apostou em Morangos com Açúcar. Segunda-feira, e apenas com o intervalo de um fim de semana, chega aos ecrãs do canal da Media Capital a nona temporada desta série, tendo como plano de fundo a moda. Mesmo com esta novidade, o que esperar ao nível de audiências da estreia do próximo dia 12? Considero a resposta é simples: não esperar. Os mesmos telespetadores que acompanharam as aventuras de Lourenço, Marta e seus amigos, irão dar uma espreitadela às novas histórias destes Morangos.

A surpresa não é muita, e o futuro desta série continua indeterminado. Apesar da produção da TVI ainda não ter fim à vista, já é altura de tentar apostar em algo diferente para os finais de tarde, de uma novela ou série mais familiar, menos “óbvia”, que agrade a gregos e troianos, e não apenas aos telespetadores de sempre. Numa altura de crise como esta, é necessário inovar, colmatando a pobreza que está a afetar a televisão generalista.

Número da semana

12,5

Foi a audiência média do episódio de ontem de Laços de Sangue. A novela da estação de Carnaxide ocupou o primeiro lugar do top dos programas mais vistos do dia. O share foi de 36,6%.

Até para a semana!

Siga-me:
Redactor.