fbpx

Trabalhadores de confeções de roupa é o tema do próximo «Profissão Repórter»

A Televisão
2 min leitura

Caco Barcellos Trabalhadores De Confeções De Roupa É O Tema Do Próximo «Profissão Repórter»A equipa de reportagem do «Profissão Repórter» acompanha o dia a dia de trabalhadores de confeções de roupas em todo o Brasil. Eles são contratados por pequenas empresas que movimentam a economia, tanto no comércio tradicional como no de marca.

Em Pernambuco, Caco Barcellos vai a Caruaru e mostra o movimento nas confeções locais. Os lavradores estão a deixar a enxada de lado para assumir as máquinas de costura, que trazem um maior retorno económico. Famílias inteiras dedicam-se a este comércio. Na cidade, o jornalista conhece seis irmãs e a mãe que trabalham em todas as etapas do negócio, desde a confeção até à comercialização. Caco também mostra como a grande produção de jeans na região de Toritana também em Pernambuco, que representa 12% do mercado brasileiro, está impactando nos rios da região por conta da tinta que sai dos tecidos.

Na cidade de São Paulo, no bairro do Brás – conhecido por comercializar roupas baratas -, a repórter Eliane Scardovelli encontra uma calça jeans vendida a R$20 e resolve investigar o caminho desta produção para saber como se dá o lucro de cada peça. O processo começa na região metropolitana de São Paulo, onde é feito o corte, e depois vai até Carlópolis no Paraná, onde a costura é finalizada. Somados todos os gastos, o lucro é muito pequeno por peça, e os produtores ganham na quantidade.

Ainda no programa, Valéria Almeida mostra a realidade dos bolivianos que passam grande parte dos seus dias em oficinas de costura. A jornalista acompanha a investigação feita pelo Ministério do Trabalho e a CPI do Trabalho Escravo, que tenta responsabilizar as grandes marcas que usam fornecedores que contratam empregados que trabalham em condições precárias.

O «Profissão Repórter» vai para o ar amanhã, quinta-feira, às 21:25, na TV Globo Portugal.

Siga-me:
Redactor.